2º Simpósio da Liga Acadêmica de Oncologia da UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Evento teve como tema "Tecnologia, Interdisciplinariedade e Suporte ao Paciente"

A Liga Acadêmica de Oncologia da UNIFAL-MG realizou em 19/06, no auditório Leão de Faria, o 2º Simpósio da Liga, coordenado pelo Prof. Angel Mauricio Castro Gamero. O evento teve como temática principal a "Tecnologia, Interdisciplinariedade e Suporte ao Paciente", com o objetivo de criar um ponto de intersecção para reunir especialistas e público em geral em áreas de interesse.

A comunidade acadêmica pode acompanhar quatro palestras: “A importância dos estudos pré-clínicos no desenvolvimento de novas terapias anticâncer”, proferida pela Profa. Marisa Ionta, chefe do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB); “Bases moleculares dos tumores pediátricos: desafios e perspectivas”, ministrada pelo Prof. Kleiton Silva Borges, pesquisador de pós-doutorado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, tendo desenvolvido parte da sua pesquisa no Hospital Pediátrico de Boston da Escola de Faculdade de Medicina de Harvard (EUA); “Importância da classificação molecular em meduloblastoma: O seu impacto na estratificação e prognóstico clínico”, ministrada pelo Prof. Gustavo Alencastro Veiga Cruzeiro, pesquisador de pós-doutorado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, com estágios no Hospital MD Anderson na Universidade do Texas (EUA) e no Grupo de  Pesquisa em Neuro-Oncologia da Universidade de Zurich (Suiça); e “Cuidados Paliativos do paciente oncológico: desafios nutricionais”, proferida pela Profa. Sheilla de Oliveira, doutoranda em Medicina pela USP, com ampla experiência nos temas de educação nutricional, oncologia e qualidade de vida, cuidados paliativos e estado nutricional.

Cerca de 163 participantes compareceram ao evento, dentre eles, discentes de 11 cursos diferentes, incluindo Medicina, Enfermagem, Biotecnologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Farmácia, Odontologia, Fisioterapia, Química, Nutrição, além de estudantes de pós-graduação e comunidade externa. Estiveram presentes autoridades competentes dos diferentes órgãos administrativos-acadêmicos da Universidade, como o Vice-Reitor, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, o Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Luis Antônio Groppo, o Coordenador do Departamento de Programas, Avaliação e Sistema Acadêmico, Eduardo de Almeida Rodrigues e a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende.

A oncologia possui relevância ímpar na sociedade atual tanto devido ao aumento do número de casos notificados de pacientes com câncer, quanto pelas pesquisas e descobertas de novos medicamentos e tratamentos na área, incluindo as abordagens de cuidados do paciente antes, durante e depois do diagnóstico.

Sendo assim, a pesquisa e clínica oncológica possui uma visão de multidisciplinaridade em sua equipe de trabalho, sendo imprescindível a intersecção entre as áreas básicas e clínicas para o desenvolvimento de conhecimentos mais abrangentes que permitam maior eficácia no estudo das patologias tumorais e no diálogo entre todos os cursos das áreas da saúde, que trabalham de modo multidisciplinar na oncologia. Tal visão multiprofissional se reflete muito bem dentro da Liga Acadêmica de Oncologia, formada por discentes de diferentes cursos da área de saúde da Instituição e coordenada pelo médico oncologista Allen Lopes Petrini e pela Profa. Pollyanna Francielli de Oliveira.

Galeria de imagens

Com informações: Angel Mauricio Castro Gamero, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG e coordenador do evento
Fotos: Liga Acadêmica de Oncologia da UNIFAL-MG