Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas agita a UNIFAL-MG

Mais de 100 estudantes participaram da 2ª edição do evento

Entre os dias 10 e 13/07, a UNIFAL-MG sediou o 2º Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, que contou com a participação de mais de 110 alunos de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG e de outras instituições de ensino superior. "Este número superou em 200% o número de participantes da primeira edição", conta o coordenador do programa, Prof. Luiz Felipe Leomil Coelho.

Organizado pelos docentes e discentes do programa, o workshop é um evento de extensão universitária que visa fornecer e ampliar os conhecimentos de alunos de graduação e recém-graduados em Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Bioinformática e Biologia Molecular, além de divulgar as linhas de pesquisa desenvolvidas e manter canais de comunicação entre pessoas que se interessam por esta área.

Entre as atividades realizadas, o workshop contou com a palestra de abertura proferida pelo professor Marcelo Urbano Ferreira, da Universidade de São Paulo. O professor Marcelo é bolsista de Produtividade 1A do CNPq e proferiu a palestra “Migrações humanas e diversidade genética dos parasitos da malária no Novo Mundo”. O evento também foi marcado por uma atividade internacional, oportunidade em que o professor Wilfredo González Arriagada da Universidad de Valparaíso, ministrou a palestra “Epidemiologia do Carcinoma espinocelular Oral y factores asociados ao aumento da incidência en pacientes jovens y mulheres”. "Além de proferirem as palestras, os dois professores realizaram um diagnóstico do segundo ano de funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas e participaram da avaliação dos trabalhos submetidos ao workshop", conta o coordenador, explicando que paralelamente ao evento, os dois convidados participaram ainda, de uma mesa-redonda juntamente à coordenadora de Pós-Graduação da UNIFAL-MG, Profa. Isarita Martins Sakakibara, sobre a internacionalização da pós-graduação.

Na programação das atividades científicas, destacaram-se as atividades práticas nos Laboratórios de Bioprocessos, Bioinformática, Parasitologia - com a participação de pesquisadores do Instituto Adolf Lutz, Pedro Luiz Silva Pinto e Sílvia Regina Baraldi -  e Vacinas. "Além destas tivemos apresentação de trabalhos submetidos na forma oral por participantes do workshop, além de mesas-redondas que abordaram temas importantes da atualidade, tais como a Biologia e Controle de Hematozoários, Microbiologia básica e aplicada e Imunologia/Vacinologia", detalha Prof. Luiz Felipe.

Na sessão de painéis foram apresentados 71 trabalhos de diversos alunos de pós-graduação e graduação nos mais diversos temas das Ciências Biológicas e Medicina. Conforme o coordenador, este número representou um aumento de mais de 250% em relação ao número de trabalhos apresentados na edição anterior.

O encerramento do evento contou com a participação do professor Olindo Assis Martins Filho, do Centro de Pesquisa René Rachou da Fiocruz/MG, que ministrou a palestra intitulada “Vacina contra febre amarela: imunidade e biomarcadores”.

O workshop foi organizado e oferecido pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Para sua realização, a organização recebeu o apoio financeiro da FAPEMIG, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Assessoria de Relações Interinstitucionais.

Galeria de imagens

Com informações: Luiz Felipe Leomil Coelho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UNIFAL-MG