UNIFAL-MG marca presença no Encontro Nacional de Supervisão da Carreira

Evento propõe estreilar relações entre Comissão Nacional e as Comissões Internas das IFES

A UNIFAL-MG, participou do 2º Encontro Nacional das Comissões Internas de Supervisão (CIS/PCCTAE), que aconteceu em Brasília, no salão azul do Hotel Nacional, nos dias 11 e 12/11. O evento é resultado de demanda apresentada pelas CIS das IFES de todo Brasil e entidades sindicais nas mesas de negociações da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) e tem por objetivo estreitar as relações entre CNSC e as CIS, além de debater sobre pontos de aperfeiçoamento da carreira. Na oportunidade, estiveram presentes, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva e o servidor Sérgio Andrade Borges, coordenador da CIS local.

A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Ensino Superior do MEC, Paulo Speller; pelo secretário de Assuntos Administrativos do MEC, Antônio Leonel da Cunha; pelo diretor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC, Marcelo Feres; pelo representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; da representante do CONIF, Rita Luciene da Silva; e também dos representantes da FASUBRA, Almiram Rodrigues e do SINASEFE, Flávio Barbosa.

O reitor da UNIFAL-MG e representante da Andifes, Prof. Paulo Márcio, relembrou sua recente participação no 8º  Fórum Nacional de CIS, realizado em Vitória e agradeceu a presença de outros membros do Ministério da Educação, com quem dividiria a responsabilidade dos gestores em relação à difusão das CIS a todas as IFES. Destacou que uma questão fundamental para o aperfeiçoamento da carreira é a implantação das CIS em todas as universidades. Ele também enfatizou os benefícios oriundos do Plano Nacional de Desenvolvimento dos TAEs: “Além da revisão da carreira, temos que pensar seriamente no Plano que será a base para o aprimoramento dos TAE e que trará melhoria no serviço prestado pela universidade”, disse. Prof. Paulo Márcio salientou ainda, a importância das propostas para o desenvolvimento da carreira.

O servidor da UNIFAL-MG, Sérgio, coordenador da CIS local, participou dos grupos de trabalhos, os quais encaminharam para o relatório final do encontro, as propostas de estreitamento das relações entre a CIS e a CNSC e as propostas de agilidade nos trabalhos de CNSC, bem como sugestões de alteração na composição da CNSC, com a inclusão de mais dois membros indicados pelas CIS, eleitos em plenária do Encontro Nacional das CIS.

Os membros da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira aproveitaram a realização do 2º Encontro para definir as próximas atividades da Comissão, já com a ideia de começar a encaminhar as propostas oriundas do evento. Assim ficou acordado que ocorrerão, no mínimo, quatro reuniões da CNSC por ano. A primeira delas já tem data marcada: será em 25 de fevereiro de 2015, na sede do MEC em Brasília, e está na pauta a regulamentação de afastamento de trabalhadores para realização de cursos de capacitação, bem como os critérios de distribuição das vagas e os encaminhamentos do 2º Encontro Nacional das CIS.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Sérgio Andrade Borges, coordenador da CIS/PCCTAE - UNIFAL-MG