Semana Acadêmica da Ciência da Computação comemora 10 anos do curso na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Programação conta com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas

Há 10 anos, o ensino de Ciência da Computação na UNIFAL-MG era oficializado na graduação, resultado de uma série de esforços que teve como pano de fundo, as políticas nacionais de expansão do Ensino Superior.

Para celebrar o aniversário do curso, estudantes, professores e profissionais da área participam da 5ª Semana Acadêmica da Ciência da Computação (SACIC), que acontece até o dia 24/09, sábado, na Unidade Educacional Santa Clara.

A abertura do evento foi realizada na tarde desta terça-feira, 20/09, em cerimônia conduzida pelo servidor Clério Sabino da Silva, a qual contou com a presença do pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Tomás Dias Sant’Ana, também membro do corpo docente da Ciência da Computação; da coordenadora da Semana, Profa. Mariane Moreira de Souza; do coordenador do curso, Prof. Ricardo Menezes Salgado; do professor do curso e convidado para a palestra de abertura, Prof. Luiz Eduardo da Silva, e da discente, Adriana Ávila.

Em seu pronunciamento, o coordenador do curso destacou as habilidades e competências tecnológicas que a Ciência da Computação possibilita a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral.

Prof. Ricardo também lembrou que o objetivo da Semana Acadêmica é complementar a formação dos estudantes e professores do curso, trazendo para o meio o que há de mais novo e contextualizado em termos de tecnologia e técnicas para o desenvolvimento de soluções computacionais.

O coordenador agradeceu àqueles que estiveram envolvidos na implantação do curso: “Durante este tempo muito se sonhou, planejou e executou. Muitos foram os responsáveis pela existência deste curso na Universidade Federal de Alfenas, e agradecemos a todos os envolvidos que estiveram, direta ou indiretamente, na criação, implantação, desenvolvimento e condução do curso ao longo destes 10 anos.”

Prof. Ricardo ainda lembrou o dever e a responsabilidade dos docentes enquanto participantes ativos na formação dos profissionais. “Diante de tamanha responsabilidade de formadores de futuros bacharéis em Ciência da Computação, é nosso dever como professores, envidar todos os esforços para entregarmos à sociedade profissionais que saibam não apenas tratar fatos, conceitos e procedimentos, mas tenham consciência de que a formação em Ciência da Computação deve ser executada com respeito, responsabilidade, honestidade, decência, compromisso, verdade, solidariedade e, principalmente, amor. ‘’

Descrevendo a experiência de coordenar a 5ª edição do SACIC, a Profa. Mariane afirmou ter sido um desafio para todos os envolvidos na organização. “Como em todo desafio, a gente encontrou muita dificuldade, principalmente por ter sido a primeira vez de todos nós, no que tange à organização de um evento desse porte.  Enfrentamos imprevistos a todo momento, tivemos alguns desentendimentos, especialmente com os alunos, mas no final tudo isso valeu muito a pena, pois pudemos ver a grande maioria trabalhando, vestindo a camisa e fazendo de tudo para que este evento acontecesse”, relatou.  

A coordenadora do evento também agradeceu o apoio recebido dos alunos e dos colegas professores, Andressa Cristina dos Santos e Daniel Borges Torrico Villarreal, e para enfatizar que em qualquer circunstância da vida, a esperança e a honestidade, são valores únicos que devem ser preservados, Profa. Mariane encerrou sua fala lendo o poema “Só de sacanagem” da cantora e atriz Elisa Lucinda, propondo uma reflexão sobre ética em um período em que se fala tanto em corrupção: “...minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, ‘se vocês quiserem’, vai dar para mudar o final.”

De forma bem-humorada, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional recordou vários momentos desde que integrou o corpo docente do curso. “Para mim, estar aqui hoje, me deixa extremamente orgulhoso”, salientou Prof. Tomás, compartilhando sua alegria também por ter sido o coordenador da 1ª Semana Acadêmica do curso e paraninfo da 1ª turma.

A aluna Adriana agradeceu a presença dos participantes da Semana, os professores, patrocinadores e apoiadores do evento pela ajuda fundamental na realização. “Gostaria que todos aqui presentes soubessem do empenho de todos e do intuito de fazer o melhor para que tudo saísse conforme o planejado”, acrescentou.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Luiz Eduardo da Silva, que foi o primeiro docente do curso. Em sua fala, Prof. Luiz Eduardo resgatou a trajetória da Ciência da Computação na Universidade nesses 10 anos, apresentando fotos e dados históricos.

Programação diversificada contribui para a formação dos estudantes

Palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas integram a programação diversificada do evento, que tem como proposta discutir e apresentar temas ligados à atuação do cientista da computação, além de promover a interação dos estudantes da UNIFAL-MG com outras universidades e institutos do Estado. “Em sala de aula, muitas vezes os alunos não têm chance de conhecer outras realidades e esse evento permite a troca de experiências que faz com eles conheçam a amplitude da computação”, pontua o professor Daniel, da organização.

Nesta quarta-feira, 21/09, os alunos participam de mostras de Iniciação Científica e também dos minicursos: “Animação Gráfica com Unity” com Rodrigo Montebello e “UX – Projetando a experiência perfeita do usuário” com Thiago Nascimento. Logo mais à tarde, haverá palestra sobre “Desafios e Perspectivas no Desenvolvimento de Jogos Sérios no Brasil”  com Ismar Frango; e “Segurança Eletrônica” com Thiago Freitas.

Entre outros temas de palestras e minicursos, os cerca de 160 alunos da Ciência da Computação terão oportunidade de conferir: “Como Montar uma Startup - Sua ideia, sua empresa”; “NodeJS: JavaScript no servidor, vantagens e possibilidades”; “Realidade Virtual e Aumentada em saúde: requisitos, tecnologias e oportunidades”; “Demanda contemporânea por novas tecnologias no contexto educacional”; “1984, hoje - Você está sendo vigiado” e “Computação na Educação: Desafios e Oportunidades”. Confira a programação completa!

Galeria de imagens