Dia do Idoso é comemorado na UNIFAL-MG

Repete o sucesso da integração entre alunos e professores do programa Unati

A coordenação do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG celebrou, no dia 03/10, o Dia do Idoso.

Os alunos do curso de Fisioterapia, Bruna Correa, Priscila Baldevite, Dayane Estevan Hirlaine Castro e Victor Hugo Berbert, que participam do projeto Vida Ativa , iniciaram a celebração convidando os alunos da Unati para exercícios de alongamento. Posteriormente, foi realizado um teatro cujo objetivo era demonstrar aos idosos quais ações favorecem à manutenção e/ou à melhora da sua capacidade funcional.

Ítala do Santos e Silva, aluna do 4º período do curso de Farmácia também apresentou uma palestra motivacional intitulada "50 anos, 50 maneiras de ser feliz", seguida pelo sorteio de brindes.

Após a apresentação, a turma da Unati confraternizou com um coffee-break.

A Unati

Criada em 1999, o Programa Unati da UNIFAL-MG tem o objetivo de contribuir para melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, oferecendo orientação e serviços de saúde específicos, cursos de capacitação e oportunidades de lazer.

Além da alfabetização, os alunos têm a oportunidade de participar de coral, aprender artesanato, bordados, capoeira, dança, escultura em argila, espanhol, informática, italiano, entre outras atividades que são ministradas por voluntários da Instituição e da comunidade externa.

O Projeto Vida Ativa/Unati

Desenvolvido desde 2009, com o início do curso da Fisioterapia na Universidad, o projeto tem por finalidade aplicar ações que favoreçam à manutenção ou uma melhora da capacidade funcional do idoso, permitindo a autonomia e independência durante o processo de envelhecimento. São realizadas reuniões semanais, em que ocorre a realização de exercícios físicos sob a orientação de alunos e professores do curso de fisioterapia. Estes exercícios visam:
• Alongamento muscular
• Fortalecimento muscular
• Melhora da coordenação motora
• Melhora do equilíbrio
• Recreação
• Memória
• Melhora da autoestima
• Sociabilidade
• Melhora da postura
• Estímulo da circulação

O projeto está sob a coordenação da professora Carolina Kosour, do curso de Fisioterapia.

Para mais informações, acesse: www.unifal-mg.edu.br/extensao/