UNIFAL-MG se engaja em atividades na Semana do Meio Ambiente em Alfenas

Confira fotos da premiação das escolas participantes da gincana e concurso

A UNIFAL-MG sediou na tarde desta terça-feira, 07/06, uma mesa-redonda que integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema) em parceria com a Prefeitura Municipal de Alfenas e universidades.

Representando a Universidade e o Codema, compôs a mesa, a servidora Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, ao lado de John Straus Oliveira, secretário municipal do Meio Ambiente, Nayara Maciel Prado, engenheira ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, professor Rogério Ramos do Prado, diretor de Extensão da Unifenas e do cabo Ederson Mendonça, da Polícia Militar do Meio Ambiente, para debater temas como Meio Ambiente Urbano, Educação Ambiental, Arborização Urbana e Legislações relacionadas a crimes ambientais foram abordados pelos participantes.

Em seguida, foi realizada a cerimônia de premiação das escolas participantes da Gincana do Lixo Eletrônico, sendo vencedora e premiada, com maior arrecadação entre as escolas participantes, a Escola Municipal Tancredo Neves. As demais escolas participantes receberam certificados.

Para a entrega do prêmio, foi convidado o vereador Waldemilson Gustavo Bassoto, que é o idealizador da Campanha de Descarte do Lixo Eletrônixo no município, projeto que conta com apoio da equipe de alunos do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG para a execução. Os estudantes envolvidos na iniciativa receberam certificados com as respectivas cargas horárias que se dedicaram à campanha.

A escola vencedora, além do certificado de campeã, foi premiada com um passeio ecológico incluindo piquenique para duas turmas (uma manhã e outra tarde), que está sendo realizado nesta quarta-feira, 08/06, com patrocínio de lanches pelo Codema.

Durante o evento na Universidade, também foram premiadas, as crianças que participaram do Concurso do Codema do Dia do Meio Ambiente nas escolas, em duas categorias: Fundamental I (1º ao 5º ano), produção de desenhos com frases e Fundamental II (6º ao 9º) produção de redação ou história em quadrinhos, ambos com o tema Arborização Urbana. Os trabalhos foram expostos no evento de domingo 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, com participação de diversas instituições e empresas que também fizeram exposição de projetos e trabalhos na área ambiental.

No total, 29 alunos enviaram trabalhos para concorrerem ao concurso, de oito escolas, sendo três urbanas (1 municipal, 1 estadual e 1 particular) e 5 escolas rurais. Todos os alunos participantes receberam certificados e foram convidados ao palco para receber os mesmos.

Os prêmios de cada categoria foram adquiridos pelo próprio Codema, por meio de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente:

1º colocado - 1 bicicleta;
2º colocado - kit escolar com mochila e livro com enfoque ecológico;
3º colocado - 1 jogo educativo com enfoque ecológico.

"A Escola Municipal Abrão Adolpho Engel se destacou, conquistando os três prêmios da categoria fundamental II com as redações, além do 1º prêmio da categoria fundamental I, com um trabalho de aluna do 4º ano da professora Eliana", narrou Julieta, que é representante da UNIFAL-MG no Codema e, atualmente, está  à frente da presidência do Conselho.

A Semana do Meio Ambiente teve início no domino, 05/06, e se estenderá até sábado com atividades em Alfenas. Acompanhe programação.

Galeria de imagens

Com informações: Julieta Aparecida Moreira Rodrigues, servidora da UNIFAL-MG, representante da Universidade no Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema)