Fórum de combate ao uso de agrotóxicos debate soberania alimentar e agroecologia

Versão para impressãoEnviar por email
Confira como foi o seminário de abertura do evento na UNIFAL-MG

O projeto de extensão "Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas", coordenado pelos professores Adriano Santos e Francisco Xarão, realizou a abertura oficial das atividades do ano de 2017, em seminário promovido no dia 13/06 na UNIFAL-MG.

Constituído como espaço de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores, agricultores, consumidores, movimentos sociais, organizações e instituições de saúde, o evento promovido pelo fórum buscou desenvolver processos de conscientização e sensibilização da população acerca dos riscos do uso de agrotóxicos para a saúde humana e meio ambiente, apresentando as possibilidades da agroecologia como alternativa ao agronegócio.

A mesa de abertura do fórum contou com a participação de diversos atores da luta contra os agrotóxicos, dentre eles Alan Tygel, membro da Secretaria Nacional da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. Durante sua intervenção, Alan expôs o contexto histórico e social do crescente uso de agrotóxicos no Brasil, bem como as razões políticas e econômicas que têm levado o país a se tornar um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Demes Nunes, assessor do deputado federal Padre João e um dos principais articuladores da campanha contra os agrotóxicos no sul de Minas Gerais, destacou em sua fala a necessidade de se retomar a articulação dos comitês locais e regionais contra os agrotóxicos. O casal de camponeses agroecológicos, João Paulo Braga e Letícia Bustamante, afirmou a necessidade do protagonismo camponês contra a hegemonia do agronegócio, na luta contra os agrotóxicos, em defesa da agroecologia e soberania alimentar.

O seminário de abertura se encerrou com a participação de Cristiane Maria dos Santos, representante da Secretaria de Agricultura de Alfenas, que reforçou o compromisso da secretaria com o fórum de combate ao uso de agrotóxicos e com a promoção da agroecologia no município de Alfenas.

Além de criar e desenvolver espaços de discussão e sensibilização da população por meio de ações pedagógicas, agitação e propaganda contra os agrotóxicos, o Fórum realizou também, em parceria com a Rede de Agroecologia e Economia Solidária (RAES), a exposição de alimentos e produtos agroecológicos produzidos pelos camponeses da cidade de Três Pontas, demonstrando que é possível e rentável aos agricultores da região produzir alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos.

"Para potencializar a agroecologia na região de Alfenas, o fórum está articulando, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Alfenas, MST, Orgânicos Sul de MG e a Emater-MG, a criação da Feira Agroecológica e Cultural de Alfenas (FACA) que será lançada em 2017 com a participação e associação de agricultores de toda a região", informa Prof. Adriano.

Para mais informações sobre o projeto, suas ações e atividades programadas, acesse a página do Fórum no Facebook

 
 
Informações: Adriano Santos, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG e coordenador do "Fórum de combate ao uso de agrotóxicos: soberania alimentar e agroecologia na região de Alfenas"
Fotos: Maria Carolina Arruda, bolsista do projeto