Centro Acadêmico promove Seminário de Engenharia Ambiental em Poços de Caldas

Tratamento de efluentes líquidos foi tema de discussão no Espaço Cultural da Urca

O curso de Engenharia Ambiental da UNIFAL-MG, por meio do Centro Acadêmico Marco Aurélio (CAMA), promoveu entre os dias 16 e 18/09, no Espaço Cultural da Urca em Poços de Caldas, o Seminário Temático de Engenharia Ambiental (SETEAMB), que teve como tema de discussão, o tratamento de efluentes líquidos, sendo ministradas palestras com profissionais da área de saneamento e  apresentações de trabalhos (oral e pôster) relacionados a diferentes áreas da Engenharia Ambiental.

Os temas abordados durante o evento, foram:

• "Estudo de caso Estações de Tratamento" - Dra. Valéria Del Nery
  • "Tratamento de efluentes na indústria" - Eng. Gustavo Peterlini (NATURA)
  • "Projeto, implantação e instalação de estações de tratamento de águas residuárias" - Prof. Moacir Messias de Araújo Júnior (USP)
  • "Prevenção na formação de gás sulfídrico em esgoto sanitário" – Eng. Helvécio Carvalho de Sena
  • "Projetos hidráulico-sanitários de sistemas de tratamento de esgotos" - Eng. Lissa Nocko (ITAIPU)
  • "Recuperação de urânio e de terras raras do resídiuo gerado no tratamento de águas ácidas" - Paulo Lima (CNEM)
  • Mesa-redonda: "Saneamento básico no Brasil e Legislação" - Eng. Lissa Nocko, Profa. Renata Piacentini, Prof. Rafael Oliveira Tiezzi, Dr. Paulo Henrique Junker, Dr. Flávio Gonçalves

O aluno Rodolfo de Oliveira comentou sobre a importância da realização do seminário para o curso e a participação de profissionais da área, compartilhando experiências. “O I SETEAMB contribuiu para a divulgação do curso de Engenharia Ambiental e, consequentemente, da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas como um todo, o que é fundamental para o processo de crescimento da Instituição. Desta forma, considero o evento satisfatório, uma vez que contou com a presença de profissionais qualificados e atuantes na área de tratamento de efluentes bem como a participação de estudantes de outras instituições, proporcionando a troca de conhecimento", afirmou.

Galeria de fotos

Informações e fotos: Rodolfo de Oliveira, aluno do curso de Engenharia Ambiental e membro do Centro acadêmico Marcos Aurélio – CAMA