Seminário de Oportunidades debate a inovação na Gestão de Recursos Hídricos

Versão para impressãoEnviar por email
Evento foi realizado no campus Poços de Caldas, no dia 12/02

Motivada pela Crise Hídrica que se estabeleceu na região Sul do Estado de Minas Gerais, a UNIFAL-MG, por iniciativa do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, através do Departamento Municipal de Água e Esgoto-DMAE e o GRUPO DME, com suas subsidiárias: a DME Distribuição S/A e a DME Energética S/A, organizou um seminário de oportunidades em parcerias estratégicas na Gestão de Recursos Hídricos.

A abertura do evento, que ocorreu no dia 12/02 no campus Poços de Caldas, contou com os pronunciamentos do prefeito municipal de Poços de Caldas, Eloísio do Carmo Lourenço e dos diretores do ICT, DMAE e DME, respectivamente, Prof. Cláudio Antônio de Andrade Lima, Alair Assis e João Deom Pereira, todos destacando a importância da temática da Gestão de Recursos Hídricos e o otimismo com a maior aproximação das instituições parceiras na busca de projetos convergentes para melhoria da situação local de disponibilidade de água.

Participaram do seminário, docentes e pesquisadores da UNIFAL-MG, tanto de Poços quanto de Alfenas, ligados à temática, técnicos e especialistas das empresas, lideranças de associações municipais como a Alago e entidades ambientalistas.

Abrindo o evento, o Prof. Alexandre Silveira apresentou os projetos de pesquisa relacionados à temática de recursos hídricos em andamento no ICT e o professor Antonio Marciano da Silva, PNVS lotado no ICT, apresentou, para apreciação dos presentes, a proposta em construção de um Mestrado Profissional em Segurança Hídrica, em atendimento a demanda induzida da CAPES e Agência Nacional de Águas-ANA. Já os diretores do DMAE e DME apresentaram os projetos e ações em andamento focados no aumento da oferta e melhoria de desempenho operacional no fornecimento de água a população de Poços de Caldas.

Em seguida, com a mediação do administrador Edson Augusto dos Reis, mestre em Ciência e Engenharia Ambiental pela UNIFAL-MG, as oportunidades de projetos e ações em conjunto foram identificadas e categorizadas em relação a complexidade e prazo de execução que resultará em um protocolo de intenções.

De acordo com a manifestação dos presentes, o evento foi considerado exitoso e promissor para incremento das parcerias. Dentre os encaminhamentos aprovados, está a realização de um segundo seminário, em Alfenas, potencializando assim, a participação dos municípios localizados no entorno do lago de Furnas. 

Galeria

Informações: Cláudio Antônio Andrade Lima, Diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG