Programa de Pós-Graduação em Física promove Seminário Internacional

Evento acontece no campus Poços de Caldas no dia 02/03

O campus Poços de Caldas receberá no dia 02/03, o pesquisador convidado do Argonne National Labs, Maury Goodman, para o Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Física, oportunidade em que falará sobre "Neutrino Physics in 2015 an 2020".

Segundo a organização do evento, a vinda do professor à UNIFAL-MG faz parte de um projeto do Programa Ciência sem Fronteiras e do interesse do próprio pesquisador em conhecer uma das cinco universidades brasileiras que integram a colaboração “LBNE”, da qual ele é um dos idealizadores.

“Esta colaboração tem por objetivo construir, até 2020, o maior e mais sensível detector de neutrinos de aceleradores já construído. Cobrindo diversos ramos da física de partículas e da astrofísica, a colaboração servirá como porta de entrada para nossos estudantes tanto no Argonne quanto no Fermilab, reforçando o alcance internacional do nosso programa de pós-graduação”, afirma o professor do programa, Gustavo do Amaral Valdiviesso.

O Seminário Internacional acontecerá no auditório do Instituto de Ciência e Tecnologia, no prédio F do campus, a partir das 14h.

Programa de Pós-Graduação em Física

O mestrado em Física é oferecido pela UNIFAL-MG, em associação ampla com a Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de São João Del Rei. O programa está estruturado em duas áreas de concentração: "Física da Matéria Condensada” e “Física de Partículas e Campos”, e visa preencher a lacuna da ausência de cursos de pós-graduação stricto sensu em Física na região geográfica onde estão situadas as instituições participantes da associação.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) define a associação ampla como uma articulação oficializada entre instituições para, conjuntamente, copatrocinarem a criação e manutenção de um programa de pós-graduação. A associação ampla entre UNIFAL-MG, UFLA e UFSJ surgiu no contexto do Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas.

Saiba mais sobre o programa: http://www.unifal-mg.edu.br/ppgfisica/