Seminário marca o início das atividades do Mestrado em Educação na UNIFAL-MG

Universidade recebeu pesquisadores convidados da UFSCar

Um auditório lotado prestigiou a abertura das atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na quinta-feira, 12/03, na sede da UNIFAL-MG.

Para marcar o momento, a organização preparou um seminário sobre Pesquisa em Educação no Brasil, do qual participaram os professores convidados da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar): Marcos Francisco Martins e Amarilio Ferreira Junior.

No hall do auditório foi exposta uma galeria com 65 fotografias do Prof. Amarilio Ferreira Junior, tiradas em Londres, onde o autor residiu entre 2011 e 2014, quando desenvolveu pesquisas no Instituto de Pesquisa da Universidade de Londres. "Aqui, o meu interesse é mostrar os possíveis contrastes que se expressam em um determinado modo de se viver em sociedade, mas que, ao mesmo tempo, trazem em si, elementos das construções humanas que anunciam dialeticamente, novas utopias do futuro do presente", descreve no banner de apresentação da exposição.

O evento foi conduzido pela Profa. Helena Maria dos Santos Felício do Instituto de Ciências Humanas e Letras, que além de apresentar as participações musicais na recepção dos mestrandos e demais participantes, também falou sobre a importância do Programa de Pós-Graduação em Educação stricto sensu para a melhoria qualitativa da Educação na UNIFAL-MG.

Compuseram a mesa de honra na solenidade: a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Profa. Fabiana de Oliveira; o vice-coordenador do Programa, Prof. Olavo Pereira Soares; o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Sandro Amadeu Cerveira; o chefe do Departamento de Ciências Humanas e Letras, Prof. Romeu Adriano da Silva e o secretário da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Bueno Pereira.

Na oportunidade, todos os integrantes da mesa ressaltaram a existência do Programa para a Instituição e agradeceram o empenho dos docentes envolvidos na implantação do mesmo. “É uma imensa alegria estarmos esta noite aqui para darmos início às atividades do mestrado. Foi algo de muita luta do grupo, trabalhamos pelo menos dois anos antes da aprovação da proposta”, contou a coordenadora do Programa.

Profa. Fabiana enfatizou também a grande procura de interessados durante o processo seletivo. “Tivemos 416 inscritos para 16 vagas, isso mostra a relevância de ter esse Programa na UNIFAL-MG, no Sul de Minas”, destacou.

Após os pronunciamentos dos integrantes da mesa, o Prof. Paulo Romualdo Hernandes foi convidado para coordenar as atividades com os palestrantes.

Em suas falas, os pesquisadores compartilharam a celebração da implantação do Programa na UNIFAL-MG e salientaram os paradigmas da pesquisa em Educação no Brasil, bem como, a relação entre professor, pesquisador e a pesquisa, o ensino e a extensão.

O Programa de Pós-Graduação em Educação tem como objetivo geral desenvolver pesquisas e formar pesquisadores na área da Educação, abrangendo temas relativos aos fundamentos históricos e filosóficos, aos sistemas de ensino e às múltiplas esferas sociais nas quais a Educação se faz presente. O mestrado oferece duas linhas de pesquisa: "Cultura, práticas e processos na Educação" e  "Educação e Sociedade: questões históricas, filosóficas e sociológicas".

Para mais informações, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/ppge/