Servidor representa a UNIFAL-MG com apresentação de pesquisa em evento nos USA

Versão para impressãoEnviar por email
Geraldo Liska é autor de trabalho apresentado em evento mundial sobre Ensino do Português

Nos dias 07 e 08/08, o secretário executivo da Pró-Reitoria de Graduação, Geraldo José Rodrigues Liska, participou do 4º Encontro Mundial sobre o Ensino do Português, realizado na Georgetown University, em Washington/DC nos Estados Unidos, sob a organização da American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP) e a Focus Brazil Foundation, oportunidade em que apresentou o trabalho intitulado “O estudo do léxico a partir da mídia impressa popular”. A UNIFAL-MG foi uma das 12 instituições federais de ensino brasileiras participantes.

O evento visa à reunião de professores e pesquisadores de Português como Língua Estrangeira, Língua de Herança, Língua Materna e para as profissões, bem como tradutores e pesquisadores de tradução, num diálogo interdisciplinar entre todas as especialidades de ensino da língua portuguesa e intercontinental entre profissionais de diversas partes do mundo.

De autoria de Geraldo José Rodrigues Liska e Marília Pereira Mendes (mestra pela UFMG), “O estudo do léxico a partir da mídia impressa popular” aborda o uso do jornal para o trabalho em sala de aula com expressões idiomáticas e provérbios. “O objetivo é enfocar um gênero de texto que faz parte do dia a dia dos alunos com vistas ao desenvolvimento de uma competência linguística e comunicativa voltada para as reais necessidades desses alunos e, consequentemente, da sociedade”, comenta Geraldo sobre a proposta do estudo.

Durante a apresentação, o servidor evidenciou que é comum uma obra didática não ressaltar o valor cultural e metafórico, que uma palavra pode carregar. “É deixado de lado o comportamento sintático-semântico entre as palavras em relação, isso para encaixá-las em determinada classe somente pela sua estrutura”, explicou. Entretanto, Geraldo advertiu: “Não podemos estudar uma palavra somente olhando para sua estrutura. Quando se faz isso, despreza-se toda uma dimensão mais importante do estudo da palavra e da relação entre a língua e a existência do falante em favor de aspectos formais secundários de ordem meramente sistêmica”.

O ministrante destacou também que o falante não apenas tem que conhecer o léxico de sua língua, mas tem que dominar o processo pelo qual se atribui sentido às unidades desse léxico, de forma adequada, em cada construção cotidiana de fala ou escrita. "Hoje, sabemos que o léxico é o meio primordial ao qual os sentidos culturalmente construídos ao longo da existência do falante são associados no ato comunicativo”, afirmou.

O trabalho é fruto de pesquisas realizadas no Observatório de Neologia (FALE-UFMG) - Observatório de neologismos na publicidade impressa: aplicação ao desenvolvimento da competência lexical - coordenado pelo Prof. Aderlande Pereira Ferraz, e no âmbito do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (UNIFAL-MG), no qual o servidor atua como pesquisador da linha de pesquisa “Estudos de Semântica descritiva, teórica e aplicada”, junto ao Prof. Celso Ferrarezi Júnior, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Os alunos do curso de Letras com a habilitação em português podem conferir as oportunidades de emprego na página da AOTP (http://www.aotpsite.org/main/summary), também pelo Facebook (https://www.facebook.com/infoaotp?fref=ts).

Comentando sobre a participação no evento, Geraldo enfatizou a relevância de compartilhar experiência de novas estratégias de ensino sobre a Língua Portuguesa. “O encontro foi muito importante para a apresentação de novas e inovadoras estratégias de ensino de Português. É uma oportunidade para a UNIFAL-MG, por meio dessa representação, integrar o grupo de instituições que contribuem para a inovação do ensino da língua e ser reconhecida por isso em nível internacional”.

Geraldo José Rodrigues Liska

Doutorando e Mestre em Estudos Linguísticos (Área: Linguística Aplicada. Linha: Ensino do Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias pela Universidade Federal de Itajubá (2011) e em Linguística pela Universidade Gama Filho (2010). Atualmente é Secretário Executivo da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica Lexical e Estilística Léxica.

Informações e fotos: Geraldo José Rodrigues Liska, secretário Executivo da Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG