Servidores da UNIFAL-MG e UNIFEI participam de curso sobre “Licitações Sustentáveis”

Capacitação propôs soluções para integrar considerações ambientais e sociais ao processo de compra nas universidades

Mais de 20 servidores da UNIFAL-MG e da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI participaram de um curso sobre o tema “Licitações Sustentáveis” que aconteceu em Alfenas, nos dias 29 e 30/08/2013.

Promovido pela Subcomissão de Licitações Sustentáveis, integrante da Comissão de Sustentabilidade Campus Verde da UNIFAL-MG, o curso foi realizado em parceria com a UNIFEI e objetivou apresentar soluções para integrar considerações ambientais e sociais em todos os estágios do processo da compra e contratação dos agentes públicos, com a proposta de reduzir impactos negativos à saúde humana, ao ambiente e aos direitos humanos.

O tema foi desenvolvido pelas consultoras Deborah Munhoz e Raquel de Melo Vieira, da empresa Pregão e Cursos Digital – AOF Cursos e Aperfeiçoamento Profissional Ltda. de Brasília, que buscaram apontar um novo cenário para o processo de compra nas universidades públicas federais, confirmando a necessidade de fomentar a mudança de cultura nas relações de compra e venda no poder público.

De acordo com a servidora Cristiane Moreira Mendes, coordenadora da Subcomissão de Compras Sustentáveis da Universidade, a realização do curso foi mais uma ação institucional para atender a Instrução Normativa nº 10 de 12/11/2012, estabelecida pelo Ministério do Planejamento, visando o desenvolvimento de planos de gestão para a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos em todos os órgãos públicos federais.

A coordenadora explica que como o tema é novo nas universidades federais, foi necessário promover um curso para disseminar o conceito de sustentabilidade e ajudar os servidores entenderem, que é possível elaborar especificações para garantir aquisições sustentáveis no âmbito das instituições públicas.

Comentando sobre a importância da educação para a sustentabilidade no contexto das organizações, a palestrante Deborah Munhoz argumentou: “Quando você faz uma aquisição de forma mais consciente, mais responsável, do ponto de vista social e ambiental, você está fazendo jus ao servir; ao servir com responsabilidade, ao servir com consciência, qualidade e respeito. Tanto para as pessoas que pagaram os impostos, quanto também para a natureza que produziu os materiais, de onde vieram as matérias-primas para gerar aquele recurso que estamos utilizando em nossa instituição.”

Para Deborah, foi uma surpresa a iniciativa da UNIFAL-MG promover o curso para os servidores. “Este curso é inovador, é o segundo que nós estamos ministrando no Brasil. O primeiro curso foi em Brasília, nós tivemos a Casa da Moeda presente, a Marinha, o SEBRAE, então, uma universidade mineira, aliás, duas comprarem esta ideia, e se interessarem em promover uma mudança profunda nas instituições, é inovador, é pioneiro, acho louvável, um exemplo a ser seguido por outras universidades, tanto públicas quanto privadas, e outras entidades do governo, porque as equipes precisam ter uma capacitação adequada para incorporar a sustentabilidade.”

Deborah também esclareceu que incorporar o uso de recursos de forma justa e sustentável nas instituições é um processo que envolve servidores do setor de compras, fornecedores e também outros setores da Universidade. “Não é algo que você pode fazer sozinho, não é um processo que tem uma receita pronta. A gente tem que construir um processo com amparo legal. Parabéns às universidades presentes aqui, espero que colham o fruto deste esforço, em um curtíssimo prazo pelo reconhecimento dos alunos. Parabéns ao reitor e a toda equipe de compras e licitações, por comprarem este desafio”, enfatizou.

O servidor Denis Eduardo Borba Ferreira, responsável pelo setor de Divisão de Material e Patrimônio da UNIFAL-MG, considerou o curso positivo e ressaltou a importância de outros setores da Instituição compreenderem o conceito de sustentabilidade para a efetiva aplicabilidade da proposta de licitações sustentáveis. “É preciso haver uma forte campanha de conscientização envolvendo todas as unidades da UNIFAL-MG, para que todos possam entender o que é sustentabilidade”, afirmou.

Segundo Denis, as aquisições com especificações sustentáveis serão uma realidade na Instituição, a partir da elaboração de estudos de viabilidade, realizados por comissões específicas, para cada tipo de material a ser adquirido pela Universidade.

A Subcomissão de Compras Sustentáveis está desenvolvendo um Plano de Logística Sustentável juntamente com o setor de Compras, que prevê uma série de ações, entre as quais, o cadastramento de materiais de uso comum como papel, produtos de limpeza e higiene, com especificações direcionadas para sustentabilidade.

Saiba mais sobre a Comissão de Sustentabilidade Campus Verde

Galeria

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG