Servidores da UNIFAL-MG participam de Curso de Preparação para Aposentadoria

Versão para impressãoEnviar por email
Confira atividade realizada pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho

Uma iniciativa da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor/Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progepe da UNIFAL-MG tem possibilitado que os servidores sejam orientados sobre como se preparar para a aposentadoria.

Trata-se do Curso de Preparação para Aposentadoria, que de acordo com a psicóloga da UNIFAL-MG, Marina Carvalho Vieira da Costa, uma das instrutoras do curso, contribui para o planejamento e para diminuir a ansiedade dos servidores.  “O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) tem a finalidade de preparar os participantes, que nos próximos cinco anos estarão reunindo condições para pleitear a aposentadoria, no sentido de que possam melhor assimilar o impacto que a nova situação irá causar em suas vidas”, explica.

Conforme a psicóloga, esses programas no Brasil têm por base legal a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/94)  e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03), ambas importantes para o apoio e amparo das pessoas com mais experiência de vida. “O investimento neste projeto é uma verdadeira ação de cidadania e responsabilidade social, uma vez que se trata do justo reconhecimento a quem investiu valioso tempo de sua vida ao trabalho e à Instituição empregadora, seja ela pública ou privada”, ressalta.

A atividade, realizada no prédio L (Pró-Reitoria de Extensão), envolve palestras que abordam não apenas a legislação em torno do tema, mas também valores, projeto de vida, promoção de saúde, entre outros.

O primeiro encontro foi realizado em abril, quando as instrutoras, Marina Carvalho Vieira da Costa, Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro e Daniela de Cássia Pereira apresentaram o tema “Aposentadoria: Crise ou Liberdade?”. No dia 10/05, os participantes prestigiaram a palestra “Legislação e Aposentadoria do Servidor Público Federal”, ministrada por Daniela.

Confira a seguir a programação das próximas palestras:

DATA TEMA MINISTRANTES
24/05/2017

“Espiritualidade, Promoção de Saúde e Aposentadoria”

De 14h00 as 17h00

TAE Marina Carvalho Vieira da Costa - Psicóloga

TAE Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro - Enfermeira do Trabalho.

TAE Daniela de Cássia Pereira - Assistente em Administração
 

07/06//2017

“Qualidade de Vida, Saúde e Aposentadoria”.

De 14h00 as 17h00

TAE Evandro Monteiro de Sá Magalhães - Médico

Profa. Andreia Maria Silva – Fisioterapeuta

21/06/2017

“Projeto de Vida, Valores e Ação Comprometida”.

De 14h00 as 17h00

TAE Marina Carvalho Vieira da Costa - Psicóloga

TAE Aparecida Azola Costa Ribeiro e Ribeiro - Enfermeira do Trabalho.

TAE Daniela de Cássia Pereira - Assistente em Administração

05/07/2017

“Organização financeira na aposentadoria”.

De 14h00 as 17h00

TAE Anésio Eugênio de Faria Junior - Economista
19/07/2017 Encerramento Todos