Docentes e TAE’s da UNIFAL-MG poderão realizar Teste de Nivelamento TOEFL ITP

Inscreva-se gratuitamente para verificar seu nível de conhecimento em Língua Inglesa

A Assessoria de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG informa aos servidores docentes e técnico-administrativos, que estão abertas as inscrições para o Teste de Nivelamento em Língua Inglesa – TOEFL ITP, oferecido pelo Ministério da Educação por meio do Programa Inglês sem Fronteiras.

De acordo com Prof. Masaharu Ikegaki, assessor de Relações Interinstitucionais, a UNIFAL-MG se tornou um Centro Aplicador deste teste em 2013 e, desde então, já ofertou mais de 2 mil testes para os estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na Instituição. “Desta vez, além dos estudantes, todos os servidores efetivos poderão realizar o teste gratuitamente”, anuncia o professor.

Por que fazer este teste?

Este teste é reconhecido e aceito mundialmente como uma ferramenta para verificar o nível de conhecimento da Língua Inglesa. No Brasil, é aceito em diversos Programas de Pós-Graduação como comprovante de proficiência. O resultado pode ainda auxiliar no direcionamento daqueles que estudam o idioma ou que pretendem iniciar os estudos e tem validade de dois anos, a contar da data de realização do teste.

Como se inscrever?

Os interessados devem acessar o link http://isfaluno.mec.gov.br/ e, em seguida, "Inscrição Centros Aplicadores".  É  necessário gerar uma senha acessando o link "Solicitar primeiro acesso". Assim que a senha for enviada para o e-mail, faça a inscrição normalmente.

Ao se inscrever preste atenção quanto aos locais, datas e horários das provas!

Quando será realizado o teste?

Na UNIFAL-MG os testes serão ofertados nos meses de outubro e novembro:

Sede Alfenas:

30 e 31 de outubro; 6, 7, 21, 22, 27, 28 e 29 de novembro

Campus Poços de Caldas:

21 e 22 de novembro

Campus Varginha:

30 e 31 de outubro

O servidor poderá se inscrever apenas uma vez em um dos campi, na data e no horário que for mais conveniente. “Em negociação com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, ficou acordado que esta atividade será considerada como uma forma de capacitação, portanto, não será necessário compensar o horário dedicado ao teste caso seja realizado em horário de expediente”, informa Prof. Masaharu.

Mas, atenção, é de suma importância que o servidor comunique a sua chefia imediata com antecedência para que o setor não seja prejudicado.

Como é o teste?

O teste avalia as habilidades em Língua Inglesa em três áreas:

1. Compreensão auditiva, com 35 (trinta e cinco) minutos de duração: mensura a habilidade do candidato em entender o inglês falado em situações acadêmicas universitárias.
  2. Estrutura e expressão escrita, com 25 (vinte e cinco) minutos de duração: mensura o conhecimento do candidato quanto à estrutura e gramática dentro dos padrões do inglês escrito.
  3. Leitura com 55 (cinquenta e cinco) minutos de duração, mensura a habilidade de leitura e entendimento de textos escrito em contexto acadêmico.

Confira o Edital da Demanda 05/2014

Em caso de dificuldade nos procedimentos de inscrições, acesse a página do Programa Inglês sem Fronteiras: http://isf.mec.gov.br

Informações: Masaharu Ikegaki, professor responsável pela Assessoria de Relações Interinstitucionais