Servidores da UNIFAL-MG se manifestam contrários aos cortes no orçamento do MEC

Nesta quarta-feira, 19/08, professores e TAE’s realizam mobilização na Universidade

Manifestando suas insatisfações em relação aos cortes no orçamento do Governo Federal para a educação, os professores e técnico-administrativos da UNIFAL-MG realizam paralisação na Universidade nesta quarta-feira, 19/08.

De acordo com a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alfenas (ADUNIFAL), Profa. Francisca Isabel Ruela, a paralisação foi uma alternativa que os servidores encontraram para manifestar em protesto aos cortes no orçamento federal. “Como a greve no momento não pôde ser instalada, devido ao receio da classe com relação ao calendário de reposição das aulas, a alternativa que encontramos foi que fizéssemos paralisações programadas”, afirmou, comentando que o calendário acadêmico após a greve de 2012 não agradou a maioria.

A representante da ADUNIFAL não descartou a possibilidade de uma paralisação geral, no entanto, disse que a atual decisão também foi tomada pensando nos alunos. “Procuramos uma alternativa que não fosse tão ruim para os alunos, porque quem sofre na verdade com a greve, são os alunos da graduação”, ressaltou.

Entre as principais reivindicações está a garantia de financiamento público estável e suficiente para as instituições federais de ensino, assegurando incrementos compatíveis para a expansão com qualidade; a reestruturação da carreira; a garantia de autonomia universitária e a defesa do caráter público da Universidade.

Atividades programadas

Na sede e na Unidade Educacional, a concentração começou logo no início da manhã, com caminhada pelos espaços universitários que contou com a participação de alunos do projeto de extensão “Maracatu” e de representantes do Diretório Acadêmico dos Estudantes (DCE). Após passar pelas ruas da Universidade, o grupo seguiu para a Praça Getúlio Vargas.

A partir das 13h, a mobilização será realizada pelo DCE que deverá se reunir para discutir a assistência estudantil e lançar a campanha interna “RU - Livre de Agrotóxicos”.

Às 15h, os docentes participam de uma assembleia onde farão uma avaliação da conjuntura e debate sobre os encaminhamentos do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Uma mesa-redonda também está programada para acontecer às 19h, com a presença da Reitoria, que foi convidada para apresentar um panorama sobre a atual situação orçamentária da UNIFAL-MG e das universidades do país como um todo.

No campus Varginha, serão realizadas atividades voltadas para discussões sobre o movimento grevista e a carreira dos técnicos nas Instituições Federais de Ensino Superior. Os servidores realizarão uma análise de questões como a pauta da greve atual, sindicalização e cortes no orçamento da Universidade.

Em Poços de Caldas, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Federal de Terceiro Grau de Alfenas (SINT/UNIFAL-MG) se reúnem com os técnico-administrativos para apresentar a entidade e discutir indicativo de greve.