Simpósio da Nutrição instiga a vida profissional e os saberes de acadêmicos

Programação propôs uma reflexão sobre as relações entre nutrição, saúde e alimentação

“Que este simpósio, não se limite apenas à transmissão de conhecimentos, mas que  também desperte em cada um de nós, a certeza de que o corpo físico só responde quando a alma está saciada”, essas foram as palavras da professora Cristiane da Silva Marciano Grasselli, do curso de Nutrição, durante a abertura do Simpósio “Nutrindo sua vida profissional e alimentando saberes”, que aconteceu entre os 19 e 21/10, na sede da UNIFAL-MG.

Organizado pelo grupo do Programa de Educação Tutorial – PET Nutrição, em parceria com a Faculdade de Nutrição (Fanut), o evento foi coordenado pela professora Cristiane, tutora do grupo,  e contou com a presença de estudantes, egressos, professores e profissionais da área, abrindo espaço para a apresentação de trabalhos que proporcionaram aos participantes uma reflexão sobre as relações entre a nutrição, saúde e alimentação.

O simpósio foi marcado por conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos que envolveram a discussão de temas como  “Perspectivas de atuação profissional do Nutricionista”; “Produção e acesso ao alimento: Do cultivo à mesa” e “Nutrição e atividade física e o papel da nutrição na saúde mental”. A escolha dos temas foi ressaltada pela pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende, que integra o corpo docente da Faculdade de Nutrição, presente durante a abertura. “Parabéns pela estrutura e pela organização dos temas; são temas que passaram por várias áreas e que nos mobilizam”, enfatizou.

Prestigiaram também a abertura do evento, abrilhantada pela apresentação musical do acadêmico do curso, Higor Mateus: a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; a diretora da Faculdade de Nutrição, Olga Luisa Tavano, e a coordenadora do curso, Hudsara Aparecida de Almeida Paula, que fizeram questão de parabenizar a organização e desejar um bom aproveitamento dos participantes. “O fato de termos esse auditório tão bem representado por acadêmicos, profissionais, docentes, mostra a importância e o envolvimento de todos. Parabenizo ao Programa de Educação Tutorial, na coordenação da professora Cristiane e, também, à Faculdade de Nutrição por dar todo esse apoio”, pronunciou Profa. Magali, em nome da Reitoria.

Na programação do primeiro dia do evento, a nutricionista delegada do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª região, Ana Carolina Brasil e Bernardes, foi convidada para falar sobre “Perspectivas de atuação profissional do Nutricionista”. Na sexta-feira, 20/10, pela manhã, os participantes marcaram presença na mesa-redonda “Produção e acesso ao alimento: Do cultivo à mesa” e, também, nas oficinas “Roda de Terapia Comunitária Integrativa”, “Jardim Comestível” e “O uso de chás e plantas medicinais”. À tarde, “Neuromodulação: o papel da Nutrição, do sono e da atividade física na saúde mental” foi o tema de mais uma mesa-redonda. Na sequência, houve apresentação dos trabalhos inscritos. No sábado, 21/10, a coordenadora do evento ministrou o tema “Nutrição e Hidratação na prática esportiva”, seguida pelo educador físico Rodrigo Dias Carvalho que falou sobre “A eficácia do exercício resistido na hipertrofia e na redução de gordura corporal”. Durante a tarde, foram oferecidas mais três oficinas aos participantes: “Formei e agora?”, “Marketing de conteúdo voltado à performance em negócio" e “Atendimento e recomendações nutricionais para adeptos vegetarianos”. Relatos de experiências fecharam a primeira edição do simpósio.