Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 28 de Março de 2014 – Ano III – Nº 79

 

Emoção e agradecimentos marcam a cerimônia de posse da Reitoria da UNIFAL-MG

“Sinto-me especialmente feliz, não apenas pelo fazer, mas pelo fazer, em comunidade”, declarou o reitor

 

            Em cerimônia realizada na noite de segunda-feira, 24/03, no auditório Dr. João Leão de Faria, o Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva foi reconduzido ao cargo de reitor, ocasião em que também tomou posse como vice-reitora, a Profa. Magali Benjamim de Araújo.

            Após acompanhar o Hino Nacional, interpretado por Júlio César da Paz do Centro Municipal de Música Walda Tiso Veiga, o público se emocionou com o discurso proferido pelo então vice-reitor, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior. “Meus caros senhores e senhoras presentes a essa cerimônia, não desejo dividir a minha fala entre o que foi feito no mandato e o que está por fazer, nem tão pouco da minha trajetória estudantil e profissional, pois todo homem deve ser reconhecido por suas ações e não por sua fala. Mas gostaria de somente deixar registrado aqui que fui aluno desta Universidade e muito me orgulho disso. A fala deve ser única e deve encarnar e demonstrar os benefícios da continuidade positiva para o engrandecimento da nossa querida UNIFAL-MG. A sequência das boas decisões e realizações é salutar, estável e durável”, iniciou Prof. Edmêr.

            Em meio a agradecimentos àqueles com quem conviveu e compartilhou o trabalho nos últimos 4 anos, Prof. Edmêr falou sobre as mudanças na Instituição que hoje é modelo de universidade multicampi em expansão e sobre autonomia universitária. “Nós que não somos e sim estamos gestores (nunca podemos esquecer-nos disso), ficamos sempre na angústia entre o que se deseja e o que se pode, tendo que administrar este conflito diariamente.”

            Na sequência, o termo de posse que reconduziu Prof. Paulo Márcio ao cargo de reitor, foi lido pelo Decano do Conselho Universitário da UNIFAL-MG, Prof. Mânio de Carvalho Tibúrcio, seguido pela leitura do ato que nomeou a vice-reitora, Profa. Magali para vice-reitora.

            Visivelmente emocionada, a vice-reitora discursou: “Com imensa honra e consciente do grande desafio e responsabilidade, assumo hoje o cargo de vice-reitora da Universidade Federal de Alfenas para o período 2014/2018. Ser a primeira mulher elevada a este cargo e, ainda, no ano de celebração do centenário da nossa Universidade é um extraordinário privilégio que Deus me concedeu”.

            O reitor reconduzido ao cargo, Prof. Paulo Márcio, iniciou seu pronunciamento destacando o desafio e a responsabilidade que a experiência vivida nos últimos quatro anos proporcionou. “Sinto-me especialmente feliz, não apenas pelo fazer, mas pelo fazer, em comunidade. Nenhum reitor ou gestor faz nada sozinho. E bem sabemos: o fazer universitário é, por natureza, trabalho cooperativo. Os avanços e as conquistas somente são possíveis quando as pessoas se unem em torno de um ideal comum, de um sonho comum. Durante todos esses anos, sonhamos juntos, nos alegramos juntos, por vezes sofremos e choramos juntos. E de mãos dadas, com apoio mútuo, ombro a ombro, vamos construindo juntos essa belíssima história dessa Instituição centenária.”

 

Saiba mais detalhes da cerimônia

 

A experiência do Bacharelado Interdisciplinar no campus Poços de Caldas é relatada em livro

Obra foi lançada na quarta-feira, 26/03, com a presença do Prof. Derval Rosa da UFABC

 

            O Campus Avançado de Poços de Caldas da UNIFAL-MG promoveu na quarta-feira, 26/03, o lançamento da obra “Bacharelado interdisciplinar: a experiência da Universidade Federal de Alfenas, no Campus Avançado de Poços de Caldas”, que contou com a presença do Prof. Derval dos Santos Rosa da Universidade Federal do ABC (UFABC) e também do reitor da Instituição, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva.

            Organizado pela pedagoga Amanda Rezende Costa Xavier e pelos professores Cláudio Antônio de Andrade Lima e Maria Emília da Cruz Tôrres da Instituição, o livro reúne as experiências da unidade na busca por construir um modelo inovador de ensino superior: o Bacharelado Interdisciplinar (BI).

            Conforme apresentado pelo Prof. Cláudio Lima, diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia, na abertura do evento, a ideia de desenvolver o livro surgiu durante as reuniões realizadas junto ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente – PRODOC da Pró-Reitoria de Graduação, por sugestão da pró-reitora Lana Ermelinda da Silva Santos nas discussões sobre vivências e interdisciplinaridade.  “Começamos a conversar e organizamos aqui uma mesa-redonda para discutir o formato, como nós poderíamos trabalhar estas vivências, esta experiência de implantação do Bacharelado Interdisciplinar aqui no campus de Poços. Tivemos também a  motivação e a orientação do Prof. Ferrarezi, e a partir de então, criamos um grupo de mobilização para construir este livro”, explicou.

            O prefácio, assinado pela pedagoga Amanda, traz uma pincelada sobre o que o leitor encontrará no desenvolvimento dos capítulos. “Os autores partem de reflexões amplas, de cunho político filosófico, acerca do contexto vivenciado pela educação globalizada, percorrendo as condições políticas, em especial as nacionais, para, então, se afunilar no panorama que levou a UNIFAL-MG a embarcar na empreitada de projetar, implantar e consolidar um curso de graduação, baseado no modelo de um BI, processo esse que resultou na construção do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT), no Campus Avançado de Poços de Caldas”, descreve.

 

 

 

 

Leia mais

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.