Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 09 de Maio de 2014 – Ano III – Nº 80

Fibra óptica interliga a rede da Unidade Educacional e do prédio A com a sede da UNIFAL-MG

O objetivo da implantação é melhorar a qualidade da velocidade de dados, otimizando a comunicação via internet

A UNIFAL-MG implantou recentemente, uma rede de fibra óptica que garantirá acesso de dados entre a sede, a Unidade Educacional do bairro Santa Clara e o prédio A, local onde funciona o Museu de Memória e Patrimônio da Universidade.

Com a instalação do cabeamento óptico, todas as unidades da Instituição em Alfenas passam a ser interligadas, ganhando nas transferências uma velocidade 10 vezes maior, do que a proporcionada pela conexão anterior, que era via rádio.

De acordo com o chefe da Seção de Eletrônica, Dados e Voz da UNIFAL-MG, o servidor Rogério Souza Bernardes, a utilização da fibra óptica já havia sido cogitada quando a Unidade Educacional do bairro Santa Clara foi implantada. “Devido à urgência da implementação de dados na Unidade, optou-se pela conexão via rádio, para não atrasar o processo de instalação que aconteceria no caso da fibra óptica”, esclarece.

Para construir a rede de cabeamento óptico, a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional - Proplan, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Institucional, reuniu toda documentação necessária a fim de obter autorização junto a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL. “A autorização foi realizada por meio do Termo de Acordo para Exploração do Serviço de Comunicação de Multimídia de Interesse Coletivo, assinado com a ANATEL, que concedeu o direito de uso privado de fibra óptica à Universidade, cuja conexão se dá ponto a ponto, sem intermediários”, explica a servidora Cristiane Moreira Mendes.

O trajeto do cabeamento percorre cerca de 170 postes entre a sede, o prédio A e a Unidade Educacional do bairro Santa Clara, totalizando aproximadamente 7 km de fibra.

Saiba mais

UNIFAL-MG é homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelos 100 anos de fundação

Confira detalhes sobre o evento

No dia 25/04, a UNIFAL-MG foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelos 100 anos de fundação, em Reunião Especial, requerida pelo deputado Pompílio Canavez.

Na oportunidade, o deputado Pompílio falou sobre a representatividade da Instituição, destacando ser um privilégio para ele, como autor do requerimento, participar da comemoração do Centenário da UNIFAL-MG. “Nesses 100 anos de existência, a Instituição se projetou como um dos mais importantes núcleos geradores de ideias e de formação da inteligência mineira. De seus bancos acadêmicos saíram importantes quadros profissionais que muito contribuíram para o nosso desenvolvimento econômico, social, cultural e científico ao longo de todo o século XX”, ressaltou.

Manifestando orgulho pela existência da Instituição, o deputado intitulou a UNIFAL-MG como “especial e diferente”, por ter sido pioneira na democratização do acesso à universidade, utilizando os resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, como base para o processo seletivo. “Trabalhadores e jovens de todo o Brasil estudam na Universidade Federal de Alfenas, fazendo as provas na sua própria cidade. A UNIFAL-MG teve a coragem de ser pioneira nisso e tem, realmente, um trabalho fantástico”, afirmou.

Após o pronunciamento, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Pompílio realizou a entrega da Placa de Homenagem para o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva. Na placa, destacam-se os dizeres: “A educação de qualidade é, sem dúvida, uma das marcas mais importantes de uma nação desenvolvida. Por acreditar nisso, a Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG -, fundada em 3/4/1914, vem contribuindo de maneira vigorosa e decisiva com o ensino brasileiro. É um século de existência dedicado à pesquisa, à extensão, à inovação tecnológica e à formação de milhares de estudantes, em diversas áreas do conhecimento, o que evidencia a seriedade e a competência dessa instituição. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao reconhecer o valor da UNIFAL para o Estado e para o País, rende a ela merecida homenagem pelos 100 anos de sua fundação”.

Dirigindo-se ao deputado, Prof. Paulo Márcio disse: “É impossível que um filho não goste de ouvir falar bem de sua mãe e eu sou filho da UNIFAL, eu me formei na UNIFAL, então é impossível que eu não me sinta emocionado neste momento, quando a minha mãe, a UNIFAL, é homenageada nesta casa tão importante que é a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.”

Mais informações

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.