Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 23 de Maio de 2014 – Ano III – Nº 82

 

Atividade desenvolvida na Pós-Graduação da UNIFAL-MG gera artigo de revisão no “Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences”

Trata-se de trabalho a respeito de problemas relacionados ao polimorfismo em fármacos

 

            Neste mês de maio, a Revista Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences publicou um artigo de revisão de coautoria das alunas que cursaram a disciplina “Técnicas de difração aplicada à ciências farmacêuticas”, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, ministrada no segundo semestre de 2012, pelo Prof. Antonio Carlos Doriguetto.

            O artigo é resultado de parte das atividades propostas pelo docente para a disciplina, voltada para o levantamento bibliográfico sobre os principais estudos e problemas relacionados ao polimorfismo em fármacos presentes nos medicamentos disponibilizados pela Farmácia Popular do Brasil.

            A revista, que possui Qualis B2 na Área de Farmácia na CAPES, aceitou o trabalho em meados de 2013 e publicou como o primeiro artigo do primeiro volume da revista no ano de 2014 (DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-82502011000100002).

            Intitulado “Polymorphism: an evaluation of the potential risk to the quality of drug products from the Farmácia Popular Rede Própria”, o trabalho alerta que “... o polimorfismo deve ser controlado a fim de evitar possível ineficácia terapêutica e/ou dosagem inapropriada dos medicamentos...” e “...que são poucos os ensaios obrigatórios para identificação e controle desse fenômeno em medicamentos, o que pode acarretar grande problema de saúde pública...”

            Segundo Prof. Doriguetto, coautor e autor correspondente desse artigo, houve um grande comprometimento das alunas que cursaram a disciplina. O professor destaca ainda: “Uma disciplina de Pós-graduação Stricto Sensu deve possuir um diferencial, de forma a colocar o aluno diretamente com as fronteiras do conhecimento e como protagonista na sua geração”.

            As alunas coautoras são:

 

• Olimpia Maria Martins Santos (Doutoranda PPGQ)
• 
Maria Esther Dias Reis (Mestranda PPGCF)
• 
Jennifer Tavares Jacon (Mestranda PPGCF)
• 
Mônica Esselin de Sousa Lino (Mestranda PPGCF)
• 
Juliana Savioli Simões (Mestranda PPGCF)

 

 

Para saber mais sobre a revista e o artigo, acesse:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-82502014000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=en

 

 

Alunos da Medicina têm aulas práticas em uma Equipe de Saúde da Família no município de Alfenas

Estas aulas têm por objetivo inserir o aluno nas atividades da Atenção Básica municipal

 

 

            Integrados nas atividades do curso de Medicina, iniciado em fevereiro, os alunos do primeiro período já começaram a ter aulas práticas no município de Alfenas.

            Sob a supervisão da professora responsável Patrícia Mônica Ribeiro e dos técnicos administrativos em educação da Universidade, os médicos Gabriela Itagiba Aguiar Vieira e Cristiano de Almeida Correia, e a enfermeira Lucélia Terra Jonas, os acadêmicos realizam atividades da disciplina Medicina Familiar e Comunitária I ministradas em parceria com uma Equipe de Saúde da Família do município de Alfenas.

            "A inserção precoce dos alunos na realidade da Atenção Básica municipal é realizada para o devido acompanhamento de famílias e comunidades concomitantemente ao crescimento da complexidade do curso, com o intuito de fornecer continuamente uma assistência mais efetiva e humanizada", explica a Profa. Patrícia.

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.