Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 06 de Junho de 2014 – Ano III – Nº 84

 

Projeto da UNIFAL-MG selecionado pela CAPES receberá cerca de 200 mil dólares

Recurso será destinado para o desenvolvimento de pesquisa conjunta com a Universidade Texas A&M

 

            A UNIFAL-MG foi uma das seis instituições brasileiras que obtiveram projetos selecionados no programa proposto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior em parceria com a Universidade Texas A&M (CAPES/TAMU). O projeto “Açai (Euterpe Oleraceae M.) as Brazilian Medicinal Plant with Anti-malaria Activities in vitro and in vivo” receberá cerca de 200 mil dólares para o desenvolvimento de pesquisa nas duas universidades.

            Coordenada pela Profa. Luciana Azevedo, do curso de Nutrição da Universidade (Laboratório LANTIN), em conjunto com a Profa. Susanne Talcott do Laboratório Food Science and Nutrition da Universidade Texas A&M, a pesquisa envolve o estudo de compostos bioativos do açaí como planta medicinal no tratamento da malária.

            De acordo com a Profa. Luciana, docente em programas de Pós-Graduação da UNIFAL-MG, o recurso contemplará bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e missões com custeio para viagem e permanência no laboratório da Texas A&M durante um ano, além do custeio de materiais para a realização da pesquisa. “Além de ser grande e de consolidar metodologias, este projeto contribui para internacionalização da UNIFAL-MG. Eu acho essa troca muito importante para os nossos alunos, pela oportunidade de trabalharem aqui e lá, vivenciando trabalhos e culturas diferentes, participando de um projeto que já foi elaborado para essa finalidade”, comentou.

            O resultado final do edital nº 77/2013 da CAPES/TAMU foi divulgado no dia 28/05. Confira aqui.

 

Estreitando os laços internacionais

 

            Na sexta-feira, 30/05, a Instituição recebeu a visita da especialista em Marketing da Universidade Texas A&M, Monika Blackwell, para uma palestra sobre o tema “Explorando a Universidade Texas A&M”. Na ocasião, Profa. Luciana ressaltou que a presença da convidada possibilitaria à comunidade acadêmica, a oportunidade de conhecer melhor a “grandiosidade” da instituição americana, com a qual a UNIFAL-MG estabelecerá parceria com a aprovação do projeto pela CAPES.

            A apresentação ocorreu durante a disciplina de Seminários do curso de Pós-Graduação em Química, sob a responsabilidade da Profa. Márcia Cordeiro, contando com a articulação do assessor de Relações Interinstitucionais, Prof. Masaharu Ikegaki.  

 

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.