Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 27 de Junho de 2014 – Ano III – Nº 86

Comissão de Sustentabilidade Campus Verde lança campanha para descarte de pilhas e baterias na Instituição

Papa-pilhas: adote essa ideia!

O uso de aparelhos eletrônicos tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas e, consequentemente, ocasionado o consumo elevado de pilhas e baterias. Na busca por incentivar o descarte adequado desses materiais, a Comissão de Sustentabilidade Campus Verde da UNIFAL-MG lançou uma campanha de coleta seletiva na Instituição.

Foram disponibilizados na Universidade, 10 “papa-pilhas” nas áreas de vivência, tanto na sede e na Unidade Educacional do bairro Santa Clara em Alfenas, quanto no campus de Poços de Caldas e no campus de Varginha.

Segundo a coordenadora da subcomissão de Educação Ambiental, integrante da Comissão de Sustentabilidade Campus Verde e coordenadora da campanha, Profa. Tati Ishikawa, a iniciativa faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UNIFAL-MG, e tem por objetivo sensibilizar a comunidade universitária para o perigo do descarte incorreto desses materiais, uma vez que os mesmos podem trazer uma série de inconvenientes ambientais e para a saúde pública. “Os metais pesados contidos em pilhas e baterias podem atingir os lençóis freáticos, o solo e os alimentos. Uma única pilha pode contaminar o solo por 50 anos em média”, alerta a professora, comentando que as pilhas e baterias possuem substâncias que podem provocar desde anemia até o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Profa. Tati enfatiza ainda, que esta ação tem como meta dar o destino ecologicamente correto a 100% das pilhas e baterias utilizadas na Instituição.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee, o Brasil produz cerca de 800 milhões de pilhas por ano. Estima-se que cada brasileiro consuma menos de 5 pilhas comuns a cada ano. Dados do setor de Almoxarifado da Universidade mostram que na UNIFAL-MG são descartadas, anualmente, mais de 1.200 pilhas e baterias.

Para a Profa. Tati, ao promover ações como esta, a Instituição se destaca como mais um protagonista da sociedade buscando soluções para os problemas relacionados com a degradação do meio ambiente. “A UNIFAL-MG se destaca como uma universidade preocupada com o planejamento em sustentabilidade em cumprimento à Instrução Normativa nº 10 de 12/11/2012, que estabelece práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços na Administração Pública, e também com a criação da Comissão de Sustentabilidade, que vem promovendo ações sustentáveis com o intuito de contribuir para a preservação ambiental”, afirma.

As pilhas e baterias coletadas na UNIFAL-MG são destinadas à COPASA de Alfenas, que, posteriormente, encaminha os materiais a uma empresa de reciclagem da cidade de Divisa Nova-MG.

Saiba onde localizar um papa-pilhas na UNIFAL-MG

Sede:

1.    Prédio T – Sala 102 (Prédio do Almoxarifado)

2.    Prédio I – Hall (Prédio do Restaurante Universitário)

3.    Prédio L – Hall (Prédio da Extensão)

4.    Pavilhão Central de Aulas (PCA) – Hall – PCA - 100

5.    Prédio V – Hall - Área de convivência

6.    Prédio A – Hall (Prédio do Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG)

Unidade Educacional:

1.    Prédio B – Hall - Área de convivência

Campus Varginha:

2.    Prédio B – Hall (em frente ao setor de Protocolo)

Campus Poços de Caldas:

3.    Prédio B (próximo à Secretaria do DRGCA)

4.    Prédio D - Hall (Prédio do Restaurante Universitário)

Outras informações sobre os trabalhos realizados pela Comissão de Sustentabilidade Campus Verde da UNIFAL-MG, na página: www.unifal-mg.edu.br/sustentabilidade

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.