Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 04 de Julho de 2014 – Ano III – Nº 87

 

Projeto apresenta uma nova perspectiva de atuação aos profissionais de saúde

Conheça o “Observatório de Gestão Hospitalar”: dia 11/07, no auditório da UNIFAL-MG

 

            Alunos e profissionais da área de saúde terão a oportunidade de participar do I Seminário do Observatório de Gestão Hospitalar – Formação de Pessoas e alcance de Acreditação Hospitalar, que será promovido pela UNIFAL-MG, no auditório Dr. João Leão de Faria, no dia 11/07.

            Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social da Instituição, a coordenadora do evento, Profa. Maria Regina Martinez da Escola de Enfermagem, explicou que a proposta do seminário é proporcionar a troca de experiências na prática de gestão hospitalar, sobretudo, entre aqueles que fazem parte do projeto de extensão da UNIFAL-MG, “Observatório de Gestão Hospitalar”.

            De acordo com Profa. Maria Regina, o projeto envolve cerca de 40 pessoas, entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Administração Pública da Universidade, bem como profissionais dos hospitais parceiros - IMESA de Alfenas, Hospital Varginha (IMESA) e Santa Casa de Alfenas - na formação e produção de conhecimentos e serviços em Gestão Hospitalar.

            O projeto nasceu da prática da disciplina de Administração em Enfermagem III, que há cerca de três anos, vem sendo desenvolvida no IMESA, possibilitando aos alunos exercitar o que é ser coordenador de serviço em enfermagem. “O estudante se distancia um pouco da prática assistencial e fica mais focado na prática administrativa, porém, uma administração de um nível de complexidade maior”, enfatiza a coordenadora.

            Os grupos interdisciplinares que participam do Observatório de Gestão Hospitalar são responsáveis pela realização de atividades que resultam em avaliação e elaboração de relatórios técnicos, com apresentação de propostas de melhorias para os hospitais. “Trabalhamos com a linha de gestão de projetos. São montadas equipes de acordo com a demanda. Ao término de cada projeto, a equipe se desfaz e pode-se alocar em outras equipes, dependendo do desejo do aluno e dos facilitadores”, explica, esclarecendo que as equipes são lideradas pelos próprios alunos mais experientes na área, com o apoio dos professores e profissionais no suporte técnico, também chamados de “facilitadores”.

            Segundo a coordenadora, entre as atividades, destacam-se aquelas voltadas para as áreas de gestão de pessoas e gestão de qualidade, as quais contribuíram para que o IMESA alcançasse a certificação de qualidade dos hospitais, “Acreditação Hospitalar Nível 1”, concedida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA. “Nós participamos bastante desse processo nas nossas práticas, quando fazíamos mapeamentos relacionados à estrutura física, à parte de segurança, à legislação, uma aluna de mestrado fez a readequação da Central de Material e Esterilização no hospital e, isso tudo, deu suporte para que o IMESA obtivesse a Acreditação Nível 1”, conta.

            Profa. Maria Regina salienta que o objetivo do Observatório é se tornar uma referência em estudo, pesquisa, formação técnico-profissional e assessoria em Gestão Hospitalar para as instituições da região do Sul de Minas, a fim de enriquecer as parcerias e contribuir para que os hospitais obtenham certificados da qualidade de serviços.

            Para a professora, o evento que será realizado no dia 11/07, será mais uma oportunidade de apresentar os resultados do trabalho que o grupo extensionista da UNIFAL-MG desenvolveu no IMESA, neste primeiro semestre de 2014, além de uma nova perspectiva de atuação aos profissionais de saúde em formação.  “O impacto do evento para profissionais em formação é esse olhar para a gestão hospitalar, em um momento em que o mercado, principalmente, o de enfermagem, está bastante desfavorável. Pretendemos qualificar os alunos apresentando uma oportunidade a mais de inserção no mercado de trabalho”, disse.

            A coordenadora avalia que o trabalho realizado pelos integrantes do Observatório de Gestão Hospitalar repercutirá diretamente ao usuário final, uma vez que a qualidade de serviço de saúde é ampliada com a intervenção dos alunos e perícia técnica das equipes.

           

Interessados em participar do seminário, podem se inscrever até o dia 10/07, pelo Sistema de Controle de Ações de Extensão, no endereço: https://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes/

 

 

Livro comemorativo resgata “Memórias de 100 anos de história” da Instituição

Lançamento aconteceu na quarta-feira, 02/07

 

 

 

            No mês de abril deste ano, a UNIFAL-MG completou 100 anos de existência, mas as comemorações do Centenário de fundação não se restringiram ao mês de aniversário. A Instituição tem celebrado um século de realizações, em diversas oportunidades ao longo de 2014 e, uma delas, foi o lançamento do livro “De Efoa a Unifal-MG, – Memórias de 100 anos de história”, que aconteceu na quarta-feira, 02/07, na sede da Universidade.

            O livro, organizado pelas professoras Denise Aparecida Corrêa e Cássia Carneiro Avelino, com o apoio de diversos colaboradores, resgata em seis capítulos, a trajetória da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA até a transformação em Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, passando pela biografia do fundador, Dr. João Leão de Faria, pela implantação dos cursos, pelas principais mudanças ocorridas com o processo de expansão, bem como com a criação dos campi avançados de Poços de Caldas, Varginha e da Unidade Educacional do bairro Santa Clara em Alfenas.

            No evento de lançamento, a organização preparou uma exposição, no hall do auditório Dr. João Leão de Faria, que reuniu imagens das atividades celebrativas da programação do Centenário, ocorridas em abril.

            Apresentando o livro, a Profa. Denise falou sobre os registros históricos que foram consultados para a elaboração da obra, lembrando a documentação do Prof. Arlindo Pereira datada de 1931, e as notas históricas organizadas pelo servidor Silsomar Massote Botelho em 1985.  “Gostaríamos de ter nomeado neste livro, todos os professores, técnicos, estudantes, servidores terceirizados, autoridades, enfim, todas as pessoas que participaram da história da Universidade Federal de Alfenas, desde a sua fundação até os dias atuais. Entretanto, diante da impossibilidade de nomear todas elas e quantificar a contribuição de cada uma, optamos pelo relato de alguns fatos e transformações ocorridas ao longo destes 100 anos”, revelou a organizadora.

 

 

Saiba mais detalhes

 

 

Universidade recebe "Pesquisador Visitante" de Portugal

Prof. Jorge Manuel iniciará atividades na área de Ciência e Engenharia Ambiental em Poços

 

 

            Nesta quinta-feira, 03/07, a Reitoria da UNIFAL-MG recebeu a visita do pesquisador Prof. Jorge Manuel Guieiro Pereira Isidoro, do Instituto Superior de Engenharia (ISE) da Universidade do Algarve de Portugal, iniciando as atividades do projeto vinculado ao  Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia Ambiental do campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG, contemplado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no edital "Pesquisador Visitante Especial".

            O projeto "Influência da morfologia urbana no escoamento superficial: modelagem hidrológica de chuvas intensas", sob coordenação técnica do Prof. Alexandre Silveira, envolve pesquisa e realização de experimentos físicos e receberá R$ 360 mil para o custeio e bolsas do pesquisador, além de duas bolsas de pós-doutorado, durante os três anos de desenvolvimento.

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.