Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 25 de Julho de 2014 – Ano III – Nº 88

 

Nova obra do Prof. Eloésio Paulo apresenta reflexões sobre loucura e ideologia

Livro é fruto de estudos do autor sobre romances escritos durante a ditadura militar

 

            O cenário: início da década de 1970, em pleno regime militar no Brasil. Alguns romances publicados à época narram a história de protagonistas que terminam sendo internados em hospitais psiquiátricos. Este é o pano de fundo que norteou a obra “Loucura e ideologia em dois romances dos anos 1970” do professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG, Eloésio Paulo.

            Intrigado com o fato dos personagens dos livros “Confissões de Ralfo” de Sérgio Sant’Anna e “Quatro-Olhos” de Renato Pompeu, terminarem internados em hospitais psiquiátricos, Prof. Eloésio supôs que não poderia tratar apenas de uma coincidência. “Minha primeira hipótese foi que isso tinha relação com a ditadura militar, pois os romances foram escritos todos no período mais violento da repressão, o início dos anos 1970”, explica.

            A hipótese do professor resultou em novas leituras e reflexões sobre loucura e ideologia, temas que conduziram o seu trabalho de pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Faculdade de Letras da UFMG. “Resolvi aproveitar para fazer uma revisão que remonta ao surgimento da palavra ideologia. Penso que muita gente usa a palavra ‘ideologia’ sem nenhum rigor e que ela deve estar no centro de qualquer discussão sobre a política, a educação e a cultura contemporânea”, esclarece.

            De acordo a perspectiva do autor, a relação entre loucura e ideologia pode ser entendida como “oposta”. Prof. Eloésio ilustra que o contraponto entre loucura e ideologia foi uma decorrência do contraponto entre os dois romances estudados. “Fui percebendo que Quatro-Olhos se aproximava de um consenso bastante ideológico, ou seja, ignorante de seus pressupostos, enquanto Confissões de Ralfo partia de um ímpeto desestruturador do consenso, e, portanto, anti-ideológico”, comenta.

            “Loucura e ideologia em dois romances dos anos 1970” está previsto para ser lançado no dia 28 de agosto, durante uma mesa-redonda que será promovida na UNIFAL-MG, com a presença dos professores Marcelo Hornos Steffens, do curso de Ciências Sociais e Rosângela Borges, do curso de Letras; docentes que trabalham com uma vertente da Linguística chamada Análise do Discurso.

            Na oportunidade, a convite do Prof. Eloésio, também ocorrerá o lançamento da obra do escritor João Luiz Lacerda, “Uai”, um jornal editado em Alfenas nos últimos anos da ditadura militar. “As afinidades com o meu livro vão além da simples amizade”, diz Prof. Eloésio, que revela a expectativa do evento: “O que espero que surja desse cruzamento, além das ideias que certamente virão à luz na discussão entre todos nós, é a consciência, especialmente da parte dos alunos da UNIFAL-MG preocupados com política, de que Alfenas tem uma história cultural que vale a pena resgatar, processo que só pode começar de fato se as pessoas tiverem notícia de trabalhos como esse livro do João Luiz”.

 

Saiba mais

 

 

Servidores participam de campanha de redução do consumo de copos descartáveis

Comissão de Sustentabilidade incentiva o uso de canecas retornáveis na UNIFAL-MG

 

 

            Procurando estimular a formação de uma cultura organizacional favorável ao desenvolvimento sustentável na UNIFAL-MG, a Comissão de Sustentabilidade Campus Verde tem realizado diversas ações voltadas para a educação ambiental na Instituição. Neste momento, o foco principal é a Campanha de Redução do Consumo de Copos Descartáveis envolvendo os servidores.

            Coordenada pelos integrantes das subcomissões de Educação Ambiental e de Resíduos, a ação visa conscientizar docentes e técnicos administrativos sobre o uso de descartáveis nas copas e salas de café nas unidades da UNIFAL-MG, com vistas a incentivar o uso de canecas retornáveis, em substituição aos descartáveis. “A exemplo do que foi realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) com os discentes da Instituição, a Campanha de Redução de Copos Descartáveis visa agora conscientizar os servidores e servidoras, tendo em vista que a permanência destas pessoas na UNIFAL-MG é muito mais longa e os impactos ocasionados pelo uso de descartáveis são de longo prazo”, explica a coordenadora da campanha, Profa. Tati Ishikawa.

            Para impulsionar a utilização das canecas retornáveis, cada servidor recebeu uma unidade cedida pela Comissão de Sustentabilidade com o lembrete cunhado: NÃO SOU DE SE JOGAR FORA! “Neste primeiro momento, as canecas foram disponibilizadas para os servidores da Instituição e também já estão sendo distribuídas entre os terceirizados da sede e da Unidade Educacional do bairro Santa Clara”, comenta a coordenadora da campanha, acrescentando que a Comissão já está providenciando, a compra de mais canecas para atender os colaboradores terceirizados dos campi de Poços de Caldas e Varginha.

            De acordo com Profa. Tati, em sua trajetória profissional, cada servidor ou servidora utilizará em média 15 mil copos descartáveis, quantidade suficiente para prejudicar o meio ambiente mesmo depois da aposentadoria. “Estes copos podem levar mais de 200 anos para se decompor na natureza, causando severo impacto ao meio ambiente. Além disso, tem o impacto econômico. Atualmente, segundo o Setor de Almoxarifado da Unifal-MG são consumidos 56.500 copos de água e 13 mil copos de café mensalmente na Instituição”, revela. Segundo Profa. Tati, como a porcentagem de reciclagem deste tipo de material ainda é muito pequena, os impactos negativos são evidentes.

            A campanha está prevista no Plano de Logística Sustentável da Unifal-MG, e procura atender a Instrução Normativa nº 10, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada em 12 de novembro de 2012.

            “Mais uma vez, a Unifal-MG se destaca como agente social na proposição de mudanças positivas na abordagem de questões ambientais e de sustentabilidade”, finaliza Profa. Tati.

 

 

Para acompanhar outras ações que vêm sendo desenvolvidas pela Comissão de Sustentabilidade Campus Verde da UNIFAL-MG, acesse: www.unifal-mg.edu.br/sustentabilidade.

 

Leia também notícia sobre a campanha para descarte de pilhas e baterias na Instituição: http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/campanhapapapilhas.

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.