Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 08 de Agosto de 2014 – Ano III – Nº 90

Festival de arte oferecerá atividades socioculturais de 02 a 07/09, em Alfenas

Iniciativa é da Proex em parceria com a Prefeitura de Alfenas e outras instituições

A agenda cultural do Sul de Minas vai ser aquecida com a realização da primeira edição do Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (FAISCA). O projeto vai oferecer oficinas e espetáculos nas áreas de música, teatro, dança, cinema, artes plásticas, fotografia e literatura no período de 2 a 7 de setembro, em Alfenas-MG.

A iniciativa do festival partiu da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e conta com a parceria da Prefeitura de Alfenas, por meio das secretarias de Educação e de Esportes Lazer e Juventude, do Coletivo Suavis, do DCE da UNIFAL-MG e da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (FACEPE). O projeto enfatiza a importância da articulação entre instituições e do colaborativismo para promoção da cultura e sustentabilidade.

Segundo Ney Lima, superintendente de Cultura de Alfenas, as parcerias fomentam a cultura nas comunidades e contribuem para estreitar a relação entre instituições, agentes culturais e comunidade. “Todo o município ganha com isso. Projetos inovadores como o FAISCA, mantêm viva as diversas formas de expressão cultural da nossa cidade”.

De acordo com o produtor cultural Ivanei Salgado, da UNIFAL-MG, a proposta do FAISCA é interagir diversas áreas culturais encarando a arte como transformadora de realidades e não apenas como forma de apreciação. “Pela arte é possível estabelecer uma relação de diálogo com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar sentimentos, emoções, sonhos e anseios”, completa.

A programação do FAISCA destaca artistas do Sul de Minas e de outras regiões do país. Além das atividades culturais, o projeto oferece oficina de bioconstrução que será o início da criação de centro de convivência ecológica na Unidade Educacional do bairro Santa Clara da UNIFAL-MG.

As atividades do festival serão realizadas em espaços públicos da cidade e na sede da Universidade Federal de Alfenas. A utilização de equipamentos públicos e o acesso à produção artística de alta qualidade contribuem para o bem-estar e uma maior qualidade de vida a todos.

Para o universitário Vitor Devechiati, membro do Coletivo Suavis, o FAISCA é uma grande oportunidade para inserção de Alfenas e região no circuito cultural nacional, a exemplo de outras cidades que realizam festivais de referência no Brasil. “A grande quantidade de festivais de artes integradas sendo realizados com êxito, é a prova que iniciativas como a do FAISCA geram resultados extremamente positivos para a população”.

A equipe de produção é composta por estudantes e membros da comunidade atuando de forma voluntária. “O FAISCA é um sonho coletivo que vem tomando forma e irá se concretizar”, finaliza Vitor Devechiati.

O FAISCA tem o apoio do Café Quetal, Plug Outdoor e Hotel Náutico de Fama-MG.

A programação completa será divulgada em breve no site oficial do projeto: www.unifal-mg.edu.br/faisca. As inscrições para as oficinas e a entrada nos eventos serão gratuitas.

Outras informações pelo telefone (35) 3299-1077.

Portal de notícias "Alfenas Agora" entrevista professor da UNIFAL-MG

Eloésio Paulo fala de seu novo livro, que discute o contraste entre loucura e ideologia

O portal de notícias "Alfenas Agora" divulgou no dia 06/08, entrevista com o professor Eloésio Paulo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

Realizada pela jornalista Patricia de Oliveira, a entrevista aborda o novo livro do autor “Loucura e ideologia em dois romances dos anos 1970”, já divulgado pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade na reportagem "Nova obra do Prof. Eloésio Paulo apresenta reflexões sobre loucura e ideologia", no dia 25/07.

A obra é fruto de estudos do professor sobre romances escritos durante a ditadura militar, os quais resultaram no trabalho de pós-doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Faculdade de Letras da UFMG.

O livro está previsto para ser lançado no dia 28/08, durante uma mesa-redonda que será promovida na UNIFAL-MG.

Confira na íntegra a entrevista publicada no portal

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.