Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 29 de Agosto de 2014 – Ano III – Nº 93

Aluna da UNIFAL-MG em mobilidade acadêmica é destaque em publicação nos USA

Carla Rigo do curso de Fisioterapia venceu concurso lançado em boletim do IEE

A aluna do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, Carla Rigo Lima, que se encontra em mobilidade internacional pelo Programa Ciência sem Fronteiras na Indiana State University, foi a “Estudante do Mês” no boletim publicado pelo Institute of Internacional Education – IIE, em agosto.

Esta organização, sem fins lucrativos, é parceira do Programa Ciência sem Fronteiras e responsável pelo gerenciamento e alocação de estudantes internacionais nas universidades americanas.

Todo mês, no boletim, o IIE lança um concurso destinado aos estudantes em mobilidade, que consiste em responder questões sobre suas expectativas profissionais. Neste mês de agosto, Carla venceu o concurso sobre o tema “O que você gosta sobre o seu campo de estudo? O que você espera fazer no futuro?”

Em sua redação, a graduanda ressaltou cenários de pessoas com paralisias e manifestou seu desejo de ajudá-las a ter uma vida melhor. Um episódio narrado pela aluna em seu texto, foi da sua mãe que sofreu acidente vascular cerebral e que um dia conseguiu se movimentar sem ajuda. De acordo com Carla, foi este fato que a motivou a escolher a Fisioterapia como profissão. “Quando começamos a transformar a vida dos pacientes começamos a ter uma forte ligação com eles, e com a nossa futura profissão. Isto é o que eu amo em minha área de estudo”, declarou a acadêmica.

Sobre ter sido escolhida pela publicação, Carla comenta: “Estou muito feliz por ter sido escolhida e tenho muito orgulho de ser aluna da Fisio/UNIFAL”.

O plano da estudante é aproveitar ao máximo sua passagem pela Indiana State University, a fim de enriquecer seus conhecimentos, e voltar ao Brasil para assegurar o melhor aos seus pacientes.

Confira a redação da aluna na íntegra no Boletim Mensal do IIE

UNIFAL-MG atua na luta contra o tabagismo

Programa da Universidade auxilia servidores e alunos no combate ao fumo

Hoje, 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo; e no dia 31 de agosto, o Dia Mundial de Combate ao Fumo.

A UNIFAL-MG cumpre com seu papel social ajudando na luta contra o tabagismo, por meio do programa "Grupo de Tabagismo - UNIFAL livre do tabaco". Este projeto é coordenado pelo Centro Integrado de Assistência ao Servidor (CIAS)/Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e faz parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do Servidor da UNIFAL-MG. Por meio dele, servidores e alunos da Universidade contam com o auxílio de equipe multidisciplinar para abandonar o cigarro. Os interessados passam por avaliação médica e psicológica, e frequentam reuniões semanais.

O programa possui uma página no Facebook, "Cessação do tabagismo - UNIFAL livre do cigarro", por meio da qual são divulgadas, constantemente, informações quanto ao tabagismo, como pesquisas sobre os desdobramentos do vício e também dicas para abandoná-lo. A página fornece também informações sobre como usufruir do programa.

Saiba mais sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.