Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 05 de Setembro de 2014 – Ano III – Nº 94

 

Cursos da UNIFAL-MG estrelam entre os melhores no Guia do Estudante

Confira os cursos que ganharão destaque na publicação "Profissões Vestibular 2015"

 

 

            A edição 2014 da publicação do Guia do Estudante - Profissões Vestibular 2015 destacará 12 cursos de graduação da UNIFAL-MG, os quais receberam selos de estrelas “Melhores Universidades”.

            O GE Profissões Vestibular 2015 passa a circular nas bancas a partir do dia 10 de outubro de 2014.

            Confira os cursos da Universidade estrelados:

 

1.    Biomedicina - 4

2.    Biotecnologia - 4

3.    Ciência da Computação - 3

4.    Ciências Biológicas - 4

5.    Ciências Sociais - 3

6.    Enfermagem - 5

7.    Farmácia - 4

8.    Geografia - 3

9.    Nutrição - 4

10. Odontologia - 3

11. Pedagogia - 4

12. Química – 5

 

A Avaliação Anual do Guia do Estudante

 

            A avaliação do Guia é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

            Em primeiro lugar, a universidade tem de estar apta a participar da avaliação. Para isso, quatro critérios são considerados. A faculdade tem de ter titulação de bacharelado (as exceções são Pedagogia e Educação Física), a data de conclusão da primeira turma tem de ser igual ou inferior a 2011, o curso tem de ser presencial e tem de não só ter turma em andamento como processos seletivos para próximas turmas. Um detalhe: não são consideradas as habilitações; o guia avalia o curso como um todo. É considerado apenas um curso por município de cada instituição.

            A pesquisa em si segue alguns passos:

·         Atualização dos dados das instituições (a redação entre em contato com cada uma das 2.026 instituições de ensino superior do país para fazer levantamento dos cursos);

·         Definição dos cursos que serão avaliados;

·         Preenchimento do formulário com informações específicas de cada curso (feito pelos próprios coordenadores dos cursos);

·         Pesquisa de opinião com os pareceristas (são mais de 3.600 especialistas que dão as notas aos cursos. Cada um recebe notas de, no mínimo, 6 pareceristas);

·         Atribuição dos conceitos (as estrelas que cada curso recebe é resultado da média das notas recebidas, mas a maior e a menor são descartadas – para evitar distorções).

O questionário que é enviado para os educadores é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros.  Vale lembrar que, por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.

 

Para mais informações, acesse: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes-universidades/ (lembrando que a página estará atualizada com os novos cursos estrelados a partir de 10/10/2014).

 

Observatório de Gestão Hospitalar da UNIFAL-MG ganha visibilidade nacional

Universidade marca presença em evento brasileiro de edificações hospitalares

 

            Integrantes do projeto de extensão da UNIFAL-MG “Observatório de Gestão Hospitalar”, marcaram presença no evento mais importante sobre as edificações hospitalares, que aconteceu em Florianópolis-SC, de 27 a 29/08: 6º Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar.

            Durante o encontro, que mobilizou profissionais, pesquisadores e interessados na melhor qualidade dos ambientes de saúde, a professora Maria Regina Martinez da Escola de Enfermagem e as alunas, Thais Oliveira da Silva, Thaís Raimundo e Daniela Lourenço, expuseram pôsteres com ações que vêm sendo desenvolvidas pela equipe nos hospitais parceiros do Sul de Minas.

            Animadas com a participação no evento, as alunas ressaltaram a oportunidade que tiveram de expandir os conhecimentos, contatos e até mesmo a experiência pessoal. “Agradecemos especialmente à Extensão e à Prace que viabilizaram a nossa participação nesse congresso”, expressou Tais Oliveira, líder discente do projeto.

            De acordo com ela, o grupo pôde apresentar o projeto ao presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, Fábio Bitencourt, e também à representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Angela da Paz, entre outros nomes conhecidos na área. “A cada dia, o Observatório vem ganhando mais espaço e visibilidade”, afirmou.

            Até o final de 2014, a equipe, que já tem planos de internacionalização do projeto, pretende ministrar minicursos envolvendo o trabalho que vem sendo realizado nos hospitais parceiros, relacionados com os temas: mapeamento, elaboração e análise de mapas de riscos ambientais; auditoria e acreditação hospitalar; mapeamento de processos hospitalares; gestão da qualidade em saúde: ferramentas de gestão e parâmetros para Acreditação Hospitalar; gestão de pessoas por competências; mapeamento de área física hospitalar e identificação de não conformidades; mapeamento de processos  da farmácia hospitalar e unitarização de doses; mapeamento de processos do centro cirúrgico; mapeamento de desnutrição Intra-Hospitalar e impacto Organizacional; Mapeamento e análise de Risco Ergonômico do Trabalhador Hospitalar; Desenvolvimento de protocolos de risco e check list de cirurgia segura; gerenciamento de riscos hospitalares; formação de pessoas e aplicação de talentos; gestão de projetos: logística e monitoramento no ambiente hospitalar; e saúde do trabalhador.

            Manifestando a opinião pessoal sobre a atuação no Observatório de Gestão Hospitalar, a aluna Thais Oliveira, destacou: “Eu, enquanto líder discente dessa equipe, me sinto completamente lisonjeada por poder aprender e contribuir um pouquinho com cada colaborador e com cada projeto todos os dias. Esse caminho da gestão em serviços de saúde realmente me fascina e me faz acreditar que a segurança da assistência ao cliente é realmente possível quando se associa melhoria de processos, gestão de qualidade e amenização de problemas estruturais e organizacionais”, salientou.

 

Saiba mais

 

 

Especialista da UNIFAL-MG comenta sobre o aumento da umidade do ar na EPTV

Prof. Paulo Henrique de Souza participou da edição do jornal, no dia 02/09

 

            O Jornal da EPTV fez uma reportagem sobre o aumento da umidade do ar esta semana, a qual contou com a análise do professor do curso de Geografia da Universidade, Paulo Henrique de Souza, especialista em climatologia. De acordo com o professor, a umidade deve se esgotar nos próximos dias.

           

Assista a reportagem completa

 

Orquestra de Violões da UNIFAL-MG se apresentará em Paraguaçu

Dia 27/09, a partir das 20h, no Teatro Municipal

 

 

 

A convite da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Paraguaçu, a Orquestra de Violões da UNIFAL-MG apresentará concerto especial no Teatro Municipal, no dia 27/09.

De acordo com o coordenador do projeto de extensão, Prof. Mário Daniele Neto, o grupo irá apresentar músicar do cancioneiro popular, instrumentais e MPB. Destaque para canções de Renato Teixeira, Almir Sater, Zé Ramalho, Alceu Valença, entre outros”, diz o coordenador, também músico.

O projeto funciona desde 2012 com o objetivo de oferecer à comunidade universitária e externa, a oportunidade de ouvir e aprender o instrumento (violão). O grupo tem se apresentado regularmente em concertos e eventos como convidados na Instituição.

Atualmente, a Orquestra de Violões é formada pelos integrantes:

 

·         Thiago Pereira dos Santos (Violão, viola caipira, arranjos e regência)

·         Mário Danieli Neto (Viola caipira, violão, bandolim)

·         Nelson José Freitas da Silveira (Viola caipira)

·         Paula Coró (Violão e voz)

·         Gustavo Gelati (Violão e voz)

·         Josias Alves Pereira (Violão)

·         Bruno Hideki Tamaishi Watanabe

·         Ana Paula Silva (Violão)

·         Beatriz Santos

·         Raphael Calore

·         Aparecido Cândido de Souza

·         Ana Cecília dos Santos (Voz)

 

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.