Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 12 de Setembro de 2014 – Ano III – Nº 95

 

Trabalho de aluno da UNIFAL-MG é premiado em Simpósio Internacional de Ecologia

Estudo aborda como diferentes cultivos agrícolas afetam as espécies de anfíbios

 

            O estudo "The matrix effect and the amphibians decline in Atlantic forest" desenvolvido pelo aluno do curso de Ciências Biológicas da UNIFAL-MG, Lucas Ferrante, recebeu o prêmio de melhor trabalho durante o 1º Simpósio Internacional de Ecologia e Conservação, promovido pela Universidade Federal de Minas (UFMG), de 25 a 27/08, em Belo Horizonte.

            A pesquisa aborda como diferentes cultivos agrícolas como o café, a cana de açúcar e pastagens, além de paisagens mistas de agricultura, afetam a estrutura dos remanescentes florestais da Mata Atlântica e, consequentemente, a composição de espécies de anfíbios. “Os anfíbios são organismos bioindicadores, além de ser o grupo mais ameaçado entre os vertebrados de acordo com a Lista Vermelha de animais ameaçados da União Internacional para a Conservação da Natureza”, explica Lucas, que é também membro do grupo de especialistas de anfíbios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

            De acordo com o acadêmico, o estudo é um precursor para que uma melhor gestão dos cultivos agrícolas sejam implementados ao redor dos remanescentes florestais, a fim de garantir uma agricultura mais sustentável e menos agressiva ao pouco que restou do bioma. “A Mata Atlântica atualmente tem menos de 7% de sua extensão original e se encontra em severo estado de fragmentação”, ressalta.

            O trabalho contou com a colaboração da bióloga Maria Fernanda de Oliveira Sampaio, formada na UNIFAL-MG; da aluna de Ciências Biológicas da Universidade, Thays Natani Silva Santos, que se encontra no programa Ciências Sem Fronteiras na Austrália; do mestrando em Ecologia e Tecnologia Ambiental da Instituição, Rodrigo Cesário Justino; do professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Eric Batista Ferreira, além da participação da pesquisadora canadense Ariadne Ângulo, que é Autoridade Global da Lista Vermelha de Anfíbios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

            Compartilhando sua satisfação pelo reconhecimento no evento internacional, Lucas comenta: “O fato de nosso trabalho ter ganho o primeiro lugar no Simpósio Internacional de Ecologia e Conservação é uma enorme satisfação e sensação de esforço reconhecido, além de saber que estamos contribuindo ativamente para a conservação da biodiversidade de um dos biomas mais ameaçados em nosso planeta”.

 

 

Confira o resultado da premiação

 

Pesquisador da UNIFAL-MG contribui com estudo do própolis para fins medicinais

Prof. Masaharu Ikegaki  colaborou com pesquisa repercutida no Jornal Estado de Minas

 

 

 

           

            A edição do dia 06/09 do Jornal Estado de Minas deu destaque para o estudo que confirmou as propriedades antioxidantes e antimicrobianas do própolis orgânico na reportagem “Uma santa substância”. A pesquisa, finalizada recentemente por um professor da Universidade de São Paulo (USP), teve a colaboração de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas e do Prof. Masaharu Ikegaki da UNIFAL-MG.

            De acordo com a publicação, a equipe investigou 78 amostras, nas quais identificou sete variantes de própolis orgânico, com comprovada atividade antioxidante e antimicrobiana (em relação às bactérias Streptococcus mutans, Streptococcus sobrinus, Staphylococcus aureus, Streptococcus oralis e Pseudomonas aeruginosa).

 

 

 

 

Leia a reportagem na íntegra

 

O desenvolvimento da nossa Universidade depende de todos nós

Contribua para a construção do PDI!

 

            Termina hoje, 12/09, o prazo para que a comunidade universitária possa contribuir para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que terá validade de 2016 a 2020.

            Para participar, basta acessar o link disponível na página da Instituição e preencher o formulário de perguntas, cujas respostas serão utilizadas para determinar a Missão, a Visão e os Valores da Universidade.

            A elaboração do documento de forma coletiva é essencial tanto para a condução das ações planejadas para a evolução da UNIFAL-MG quanto para regularização da vida institucional, por isso, é fundamental a participação de todos. Quanto mais pessoas envolvidas, melhor será para o desenvolvimento da Universidade.

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.