Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 19 de Setembro de 2014 – Ano III – Nº 96

Trabalhos técnicos em TI da UNIFAL-MG ganham visibilidade em evento nacional

Artigos apresentados se destacaram em encontro promovido pelas IFES e RNP

O Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG marcou presença em evento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) juntamente com o Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC), entre os dias 01 e 04/09: “VIII Workshop de TIC das IFES” e “III Fórum RNP”.

Representando a Universidade, participaram os servidores técnico-administrativos, Beatriz Garcia de Araujo Ferreira, Cléber Moterani Tavares, Marcelo Penha Rodrigues e Paulo César de Andrade.

Na oportunidade, trabalhos técnicos desenvolvidos pelo NTI foram selecionados e suas apresentações contribuíram para fomentar debates e troca de experiências entre as instituições de ensino.

De acordo com Beatriz, na edição deste ano foram apresentados temas como governança e liderança, computação em nuvem, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, redes e novas tecnologias, entre outros assuntos direcionados aos profissionais da Tecnologia da Informação e Comunicação e também a gestores. “O evento foi dividido em várias atividades que envolveram relatos de experiências bem sucedidas pelas IFES, minicursos, palestras, reuniões técnicas e mesas-redondas nas diversas especificidades”, explicou.

Os trabalhos desenvolvidos pelos analistas do NTI ganharam visibilidade ao serem selecionados para apresentação no evento. Marcelo e Cléber apresentaram, respectivamente, os artigos “Evolução do Processo de Renovação de Matrículas dos cursos de Graduação da UNIFAL-MG” e “Taksilo: uma ferramenta para coleta e processamento dos dados da Autoavaliação Institucional da UNIFAL-MG”.

Saiba mais detalhes

“Razão para não tê-los”

Leia conto de autoria do Prof. Eloésio Paulo publicado no Suplemento Literário de Minas

De maneira bem-humorada, típica de sua literatura afiada, Prof. Eloésio Paulo do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG supõe inúmeros finais para um casal que realizou o sonho de ter um filho, no conto “Razão para não tê-los”, publicado na edição 1355, de julho/agosto, do Suplemento Literário de Minas Gerais.

A publicação, divulgada pela Secretaria de Estado de Minas Gerais, existe há mais de quarenta anos e até hoje é um dos mais respeitados periódicos do gênero no Brasil. Ao longo dessas quatro décadas, o jornal se revelou um veículo aberto, recebendo trabalhos de autores de outros estados e países, tendo em vista unicamente a sua qualidade.

Em 2013, o conto "Quatro maneiras de contar uma estória"  do professor já havia sido publicado no periódico. Relembre.

Leia “Razão para não tê-los” nas páginas 26 e 27

Grupo PET promove mais uma edição do Seminário Conexões de Saberes dia 22/09

Evento fomentará discussão sobre processo de ensino e aprendizagem na educação básica

O Grupo PET - Conexões de Saberes - Letras, em parceria com o curso de Letras da UNIFAL-MG, promove a 14ª edição do Seminário “Conexões de Saberes”, na próxima segunda-feira, 22/09, na sala R-101.

Desde 2012, o Seminário busca, em suas diferentes edições, fomentar a discussão de temáticas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem na educação básica, em especial na escola pública, de modo a contribuir para a prática profissional do professor em formação inicial e professor em serviço.

Nesta edição, serão lançados os livros “O Estudo dos Verbos na Educação Básica” e “Pedagogia do Silenciamento: a escola brasileira e o ensino de língua materna”, do Prof. Celso Ferrarezi Jr., docente do curso de Letras da UNIFAL-MG. Além disso, será proferida a palestra “Ensino de língua e as formas de silenciamento na escola”, seguida de uma sessão de autógrafos, e ofertadas duas oficinas (Como ensinar verbos na educação básica e A Pedagogia do silenciamento), objetivando uma maior reflexão em torno das temáticas centrais abordadas nos livros.

Neste mesmo Seminário, ocorrerá, ainda, a segunda edição da Mostra “Artes em Cena”, exposição que reunirá trabalhos fotográficos com o intuito de aproximar a comunidade de manifestações artísticas e culturais diversas.

O evento contará com a participação de acadêmicos do curso de Letras e de outras licenciaturas, bem como de professores da Educação Básica. As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas pelo CAEX.

Programação

A Mostra “Artes em Cena” acontecerá a partir das 13h, no dia 22/09, no Hall do prédio R. À tarde, uma oficina será realizada às 14h30 e outra às 16h. Às 19h, será feito o credenciamento. Às 19h30, os participantes prestigiarão uma apresentação da Orquestra de Violões e, em seguida, a palestra e a sessão de autógrafos.

Todas as atividades acontecerão na sala R-101.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.