Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 26 de Setembro de 2014 – Ano III – Nº 97

 

Roubos e furtos nas proximidades da sede da UNIFAL-MG é tema de reportagem

Equipe da EPTV conversou com alunos da Instituição

 

            O jornal da EPTV exibiu reportagem nesta quinta-feira, 25/09, sobre o aumento de roubos e furtos nas ruas próximas à sede da UNIFAL-MG.

            Embora não tenha sido ressaltado na notícia, a UNIFAL-MG tem articulado ações conjuntas com os órgãos competentes, responsáveis pela Segurança Pública, a fim de melhorar a segurança no entorno da Instituição.

            O tema é uma preocupação antiga da Universidade. No final de 2013, a Pró-Reitoria de Extensão promoveu um debate sobre “Segurança Pública e Universidade”, que contou com a presença do reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva; do delegado da Polícia Civil de Alfenas, Dr. Celso Ávila Prado; do tenente da Polícia Militar, tenente André Cazelato Calais; do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Alfenas – CONSEPA, Sr. Osmar da Silva Bastos; do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Alfenas, Sr. Vander Cherri Marcolino; da representante da Diretoria, Assessoria e Supervisão da Secretaria Municipal de Defesa Social de Alfenas, Sra. Márcia Maria da Silva Bem; do diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifenas, Prof. Rogério Ramos do Prado e do representante do Diretório Central de Estudantes da Universidade, o acadêmico Antonio Augusto Garcia Veríssimo.

            Na ocasião, foram levantados os principais problemas sobre a segurança em Alfenas e discutido entre os participantes, possíveis projetos que poderão contribuir para a melhoria da segurança pública. Relembre.

            Entre outras ações que vêm sendo promovidas pela Universidade, foram instalados pontos de holofotes em alguns prédios da Instituição, que estão voltados para as vias externas, o que contribuiu para a iluminação das ruas que dão acesso à UNIFAL-MG.

            A Instituição tem buscado o apoio da Polícia Militar e da Prefeitura Municipal, para aumentar a vigilância também nas proximidades da UNIFAL-MG e garantir a segurança dos universitários, servidores e usuários dos serviços prestados pela Universidade.

            Em julho, a Reitoria apresentou a demanda à Prefeitura Municipal e à Polícia Militar, solicitando a possibilidade de instalar um posto móvel da Polícia Militar na sede, uma vez que a Prefeitura arca com despesas de combustível e faz parcerias de diversos gêneros com a Polícia Militar e Civil.

            A UNIFAL-MG finalizou ainda, o projeto para aquisição de câmeras de segurança com o objetivo de garantir o monitoramento e reforçar a segurança da comunidade universitária da Instituição.

            A Universidade entende que a preocupação com a criminalidade em Alfenas é um fato que alcança toda população, e por isso, salienta a importância de contar com os órgãos de defesa do estado e do município - que de fato são os responsáveis pela Segurança Pública - na tentativa de diminuir os índices e registros de violência nas adjacências da sede da Instituição, bem como na cidade como um todo.

 

 

Assista a reportagem

 

Dia do PTA: evento destaca ações desenvolvidas pela tutoria discente em Varginha

Programa potencializa oportunidades propiciados pelo meio acadêmico aos alunos

 

            O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do campus de Varginha da UNIFAL-MG realizou no dia 18/09, o "Dia do PTA", evento promovido pelo Programa Tutorial Acadêmico, que teve como objetivo central dar maior visibilidade às ações desenvolvidas pelo programa, especialmente a tutoria discente.

            A programação envolveu, a palestra sobre o “Zelo pela Aprendizagem” proferida pelo professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade, Paulo César de Oliveira, voltada exclusivamente aos professores; e ainda, assuntos de interesse dos alunos, tais como visão geral da UNIFAL-MG, momento cultural, mesa-redonda sobre política, mesa-redonda com egressos, finalizando com uma palestra sobre motivação ministrada pelo Prof. Pachecão sobre o tema “Estudar é o caminho”, cuja mensagem expressou sabiamente a intenção do PTA e também a direção que o programa quer dar em seus trabalhos por meio do “zelo pela aprendizagem”.

            Elogiando o bom comportamento dos alunos, o palestrante destacou a importância do corpo docente de Varginha comparando a estrutura atual do campus com a antiga.

            Além do objetivo de cuidar pela aprendizagem, o PTA é também um programa que visa integração com a comunidade e para tanto convidou os alunos da Escola Estadual São Sebastião para a palestra de encerramento.

            "A comissão do Programa Tutorial Acadêmico – PTA ficou satisfeita com a repercussão do evento e, agradece e parabeniza todos os envolvidos na realização do evento e também a todos que prestigiaram com sua presença", ressaltaram as professoras Michele Barbosa e Luciene Gonçalves, membros do programa.
 

 

Saiba mais

 

Prof. Hélio Lemes participa de conferência sobre inovação na Argélia

"Está sendo uma riquíssima oportunidade", diz o representante da América Latina no evento

 

            O professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas do campus Varginha da UNIFAL-MG, Hélio Lemes, membro da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, participa durante esta semana, de uma conferência internacional organizada pela Universidade de West of England (Bristol), em conjunto com o Governo da Argélia, chamada Innovation Systems and the new role of Universities (COSINUS) - Sistemas de Inovação e o novo papel das universidades.

            Esta é a quarta edição do evento que já ocorreu por duas vezes em Bristol - Inglaterra, sede da University of the West of England, e duas vezes na Argélia, a primeira em Oran e esta edição em Bordj-Bou Arreridj, um proeminente distrito industrial, sede de uma universidade que pretende aumentar sua participação, como um dos atores do Sistema Regional de Inovação.

            "Está sendo uma riquíssima oportunidade de compreender as peculiaridades de um sistema de inovação emergente, assim como o brasileiro, porém, com origens, vantagens e desvantagens tão diferentes das encontradas nos Arranjos Produtivos Locais do Brasil", afirmou o Prof. Hélio Lemes, sobre sua experiência na 4º COSINUS.

            De acordo com o professor, de eventos como estes, surgem diversas oportunidades de cooperação internacional, combinando conhecimentos produzidos em inúmeros pontos do planeta para se buscar soluções locais para problemas globais.

 

Leia mais

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.