Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 10 de Outubro de 2014 – Ano III – Nº 99

 

“Educação em Saúde Bucal”: aprendendo enquanto espera

Projeto envolve orientações para pais na sala de espera da Clínica de Odontopediatria

 

 

            “Educação em Saúde Bucal” é tema de um projeto do Programa de Iniciação Científica Voluntária da Pós-Graduação da UNIFAL-MG, que envolve pais de pacientes da Clínica da Odontopediatria.

            Idealizado pelas discentes Gabriela Mayara Oliveira Nascimento, Nayara Nunes da Cruz e Maria Carolina Pereira, sob a orientação dos professores Ana Beatriz da Silveira Moretti (Tiza) e Edmêr Silvestre Pereira Júnior, o projeto tem como proposta atuar na atenção primária – promoção de saúde bucal, na sala de espera da Clínica de Odontopediatria da Universidade.

            A atividade, proposta para ser realizada por meio de encontros semanais (em um total de cinco semanas) com os mesmos participantes, consiste em aproveitar o tempo ocioso em que os pais permanecem na sala de espera enquanto aguardam o atendimento dos filhos. “As alunas aproveitam o momento para avaliar o nível de conhecimento pré-existente dos responsáveis pela criança, a respeito de saúde bucal e orientá-los sobre temas como, os hábitos inadequados na higienização, como é formada a cárie dentária e a importância dos primeiros molares”, explica a orientadora.

            Desde que o projeto foi implantado, a aluna Gabriela observou um dos motivos que interferem na saúde bucal das crianças. “Nós percebemos que falta muita informação e conhecimento dos pais sobre o cuidado com a saúde bucal dos filhos”, ressaltou.

            Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, duas mães que participaram do projeto, manifestaram satisfação pelo trabalho das alunas. “Estou aprendendo muito”, disse Angela Maria Moreira da Silva, que veio com sua filha de 6 anos da cidade de Conceição da Aparecida, para receber tratamento. “Achei interessante a maneira de cuidar da boca da criança, porque às vezes a gente cuida, mas não é da maneira certa”, contou.

            Josana de Paula Tiburcio, de Alfenas, destacou que tem aprendido muito no projeto, enquanto seu filho de 5 anos recebe atendimento na clínica. “A gente aprende como escovar melhor, a hora certa de escovar, como cuidar e o que a gente deve evitar comer. Estou gostando muito”, afirmou.

            Cerca de 100 crianças, com idade entre 4 e 12 anos, são atendidas semanalmente pelos alunos da Odontologia do 8º e 9º períodos na Clínica de Odontopediatria.

 

 

Leia mais

 

 

Docentes e TAE’s da UNIFAL-MG poderão realizar Teste de Nivelamento TOEFL ITP

Inscreva-se gratuitamente para verificar seu nível de conhecimento em Língua Inglesa

 

 

            A Assessoria de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG informa aos servidores docentes e técnico-administrativos, que estão abertas as inscrições para o Teste de Nivelamento em Língua Inglesa – TOEFL ITP, oferecido pelo Ministério da Educação por meio do Programa Inglês sem Fronteiras.

            De acordo com Prof. Masaharu Ikegaki, assessor de Relações Interinstitucionais, a UNIFAL-MG se tornou um Centro Aplicador deste teste em 2013 e, desde então, já ofertou mais de 2 mil testes para os estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na Instituição. “Desta vez, além dos estudantes, todos os servidores efetivos poderão realizar o teste gratuitamente”, anuncia o professor.

 

Por que fazer este teste?

 

            Este teste é reconhecido e aceito mundialmente como uma ferramenta para verificar o nível de conhecimento da Língua Inglesa. No Brasil, é aceito em diversos Programas de Pós-Graduação como comprovante de proficiência. O resultado pode ainda auxiliar no direcionamento daqueles que estudam o idioma ou que pretendem iniciar os estudos e tem validade de dois anos, a contar da data de realização do teste.

 

Como se inscrever?

 

            Os interessados devem acessar o link http://isfaluno.mec.gov.br/ e, em seguida, "Inscrição Centros Aplicadores". É  necessário gerar uma senha acessando o link "Solicitar primeiro acesso". Assim que a senha for enviada para o e-mail, faça a inscrição normalmente.

           

Acesse para saber os locais, datas e horários das provas

 

Documentos com validade oficial podem ser emitidos diretamente pelos alunos

UNIFAL-MG disponibiliza ferramenta de autenticação de declarações no Sistema Acadêmico

 

            O Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA) da UNIFAL-MG divulgou esta semana, uma ótima notícia para os alunos da Instituição: a partir de agora, a emissão de documentos autenticados poderá ser feita eletronicamente pelos próprios alunos, diretamente no Sistema Acadêmico, com a mesma validade dos documentos físicos emitidos pelo Departamento.

            De acordo com a diretora do DRGCA, Geórgia Valéria Andrade Loureiro Nunes, até então, os documentos eram emitidos no Sistema Acadêmico, porém, sem a validade oficial. “Quando o aluno precisava de declarações validadas de Matrícula, Histórico Escolar e Programas de Ensino de Disciplinas, dependia do DRGCA, que emitia os documentos em até 10 dias, após a solicitação”, explica.

            Percebendo a necessidade de desburocratizar a emissão dos documentos, uma vez que o Departamento recebia cerca de 100 solicitações de emissão por semana, o DRGCA passou a buscar alternativas para atender a demanda. “A ideia partiu do exemplo de outras instituições que já ofereciam o serviço em conformidade com a legislação”, conta.

            Geórgia comenta que após estudar a realidade de outras instituições, a ferramenta foi criada pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG, que disponibilizou o acesso pelo Sistema Acadêmico. “Para o controle da autenticidade, o sistema foi adaptado para que os documentos sejam emitidos com código de segurança”, revela.

            O analista de Tecnologia da Informação, Marcelo Penha Fernandes, responsável pelo setor de desenvolvimento de sistemas do NTI, explica o passo a passo para o aluno ter acesso ao serviço. "A utilização do sistema pelos alunos é bem simples. Ele efetua o login no Sistema Acadêmico (http://academico.unifal-mg.edu.br) com seu número de matrícula e senha, como de costume. Uma vez logado, o discente tem acesso às opções Histórico Escolar, Declaração de Matrícula e Programa de Ensino de Disciplina, todos disponíveis no menu do topo da tela. Assim, esperamos simplificar a vida do aluno que necessita desses documentos",  informa.

 

 

Saiba mais detalhes sobre o serviço

 

 

Conheça a letra do Hino Oficial da UNIFAL-MG

Obra vencedora do concurso será apresentada pela primeira vez, dia 28/10

 

            “Salve, salve, ó UNIFAL amada. Teu abraço e amizade a quem chegar; pra quem se for, a saudade.” Estes são versos da letra vencedora do Concurso do Hino da UNIFAL-MG, cujo resultado foi publicado em julho deste ano, e após passar por adequações, a Comissão Julgadora divulga a composição na íntegra.

            De acordo com a presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Profa. Elisângela Monteiro Pereira, a Comissão Julgadora, composta pelos professores de Letras e compositores, Eloésio Paulo dos Reis, João Batista Cruz, João Luiz Lacerda, Marcos de Carvalho e pelo músico e professor Thiago Ferreira de Moraes, utilizou como critérios de avaliação das obras, a correção gramatical do texto, a qualidade estética dos versos, a adequação ao tema musical e a pertinência quanto à temática do concurso. “Amparada pelo regulamento do concurso, a Comissão Julgadora efetuou as adequações que julgou necessárias para o aprimoramento da obra vencedora”, esclarece.

            Para o concurso da letra foram inscritas seis obras. “Uma das obras foi desclassificada por apresentar identificação com nome no material e, dentre as avaliadas, a obra classificada e indicada como vencedora é de autoria do Sr. Osmar Fernandes Silveira”, explica.

            Após o encerramento dos trâmites burocráticos do processo referente ao concurso, a Comissão divulga as cinco obras avaliadas na íntegra, bem como a obra vencedora com as adequações realizadas pela Comissão Julgadora.

            A ideia da criação do Hino da UNIFAL-MG surgiu durante os preparativos para a comemoração do Centenário da Universidade. “Muitas instituições de ensino possuem um Hino, porém, não encontramos nenhum registro de sua existência no histórico da nossa Instituição. Achei que seria importante homenagear a UNIFAL-MG com uma composição musical de referência, que pudesse ser guardada na memória e no coração de todos que fizeram parte desta instituição que tanto nos orgulha”, conta Profa. Elisângela, de quem partiu a proposta de realização do concurso.

 

Conheça a letra vencedora:

Confira também as demais obras inscritas no concurso

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.