Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 31 de Outubro de 2014 – Ano III – Nº 100

 

Encurtando distâncias

Passarela construída na sede da UNIFAL-MG beneficia comunidade universitária

 

 

            Nos últimos meses, a construção da passarela de acesso entre os prédios “V” e “O” na sede da UNIFAL-MG, ganhou especial atenção da comunidade universitária. Foram dias e dias de obras que alteraram a dinâmica de movimentação no campus, com interrupções de passagem e desvios para o acesso ao prédio “O”, até que a estrutura ficasse pronta para a utilização. Mas com a recente liberação do novo acesso, tudo indica que valeu a pena esperar.

            É o que sinaliza, por exemplo, a aluna Thaís Morais, do curso de Odontologia. “Facilitou muito. A gente não precisa mais dar volta para ir à Biblioteca. Além disso, ficou um projeto bacana, bem estruturado. A passarela está totalmente aprovada”, ressaltou.

            Os colegas de Thaís, Victoria Ribeiro Rios e Gabriel Mendes, relataram os benefícios proporcionados pela nova passagem. “Hoje a passarela ajudou muito. A gente saiu da aula e veio correndo pegar um livro, passou direto pela passarela, pegou o elevador e já estava na Biblioteca. Antes a gente tinha que dar volta, carregando livro pesado, agora facilitou muito a nossa vida”, afirmou Victoria, que diz frequentar a Biblioteca mais de três vezes por semana.

            A Biblioteca Central, localizada no térreo do prédio “O”, recebe por semana, aproximadamente 3 mil usuários, entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos, que utilizam o local não apenas para solicitar o empréstimo de livros, mas também para estudo.

            Mas a nova estrutura não agradou somente quem precisa utilizar o acervo bibliográfico da Universidade, já que o prédio “O” abriga, também, a Reitoria, as Pró-Reitorias administrativas de Gestão de Pessoas, Administração e de Planejamento, e ainda, as Pró-Reitorias acadêmicas de Graduação e Pós-Graduação, setores frequentados por toda comunidade universitária. No prédio, funcionam também as salas de aula para discentes matriculados nos cursos de pós-graduação, por isso, além dos alunos da graduação, o prédio é frequentado por cerca de 300 alunos de pós-graduação.

            Com pouco mais de 15 metros de extensão, a passarela proporcionou grande agilidade no acesso de servidores e colaboradores que trabalham no prédio “O”. “Facilitou em todos os sentidos. Eu utilizo a passarela cinco vezes por dia para atender as demandas do setor e tem sido bem mais rápido utilizar a passarela”, afirmou a colaboradora Cleida Novais da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

            A servidora Vera Lúcia Cunha de Oliveira, do setor de Compras, avalia que as vantagens não foram apenas para quem trabalha no prédio. “A instalação da passarela beneficiou não somente quem trabalha no prédio, mas também as pessoas que têm problema de locomoção”, disse.

            De fato, o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida é um dos fatores mais relevantes, dentre os benefícios do funcionamento da passarela. Para o aluno Jhonatan Zati, do curso de Letras, que teve paralisia cerebral e utiliza cadeira de rodas, o deslocamento entre os prédios “V” e “O” agora ficou mais fácil. “Acredito que a construção da passarela entre os prédios ‘O’ e ‘V’ tenha chegado em boa hora, pois, quando ela não existia ou não estava pronta, ficava super difícil para uma pessoa, com dificuldades de locomoção temporárias ou permanentes como eu, pudesse ir à Biblioteca sem que isso se tornasse complicado e cansativo. Além de, claro, nos garantir o direito que temos de ter livre acesso a toda UNIFAL”, declarou.

            De acordo com o coordenador de projetos e obras da CPO/Proplan, o arquiteto José Mário Barbosa Alves, a construção da passarela já havia sido prevista antes mesmo da construção do prédio “O”, em 2008. “Como os prédios abrigariam grande movimentação de pessoas, uma vez que a área de vivência estaria localizada no hall do prédio ‘V’ e a Biblioteca Central no térreo do prédio ‘O’, foi prevista a necessidade de projetar um acesso direto entre os dois prédios, para facilitar o deslocamento de toda a comunidade universitária”, explica.

 

 

Saiba mais

 

 

Reitor da UNIAFAL-MG integra nova Diretoria do Grupo Coimbra

Associação congrega 66 instituições de ensino superior

 

            O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, foi escolhido pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que congrega 66 instituições de ensino superior, para integrar a Diretoria da associação no triênio 2015-2017, como 3º vice-presidente.

            A eleição ocorreu no dia 16/10, e no dia seguinte, foi realizada a posse, durante o VI Seminário Internacional e a VII Assembleia Geral do GCUB, realizados entre os dias 14 e 17/10, na cidade de Recife-PE, com a participação de representantes de 35 países.

            Também marcaram presença no evento, o assessor de Relações Interinstitucionais da UNIFAL-MG, Prof. Masaharu Ikegaki e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Eva Burger.

            “Recebi com a alegria o honroso convite para participar da Diretoria do GCUB 2015/2017. O Brasil está investindo bastante na internacionalização das universidades. Acredito que a UNIFAL-MG deva ampliar muito também as atividades de cooperação no âmbito do ensino graduado e pós-graduado, além de fomentar o intercâmbio acadêmico nas áreas de ciência, tecnologia e inovação com as demais universidades associadas”, afirmou o reitor.

            De acordo com o assessor de Relações Interinstitucionais, fazer parte da Diretoria do Grupo Coimbra, situa a UNIFAL-MG em posição privilegiada, uma vez que amplia as oportunidades de participação dos acadêmicos nos programas de mobilidade gerenciados pela associação. “Integrar o Grupo nos dá a possibilidade de ter acesso a programas de mobilidade internacional como o BRAMEX (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-México), o BRACOL (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Colômbia), o BRAPER (Programa de Intercâmbio Estudantil Brasil-Peru), o PLI (Programa de Licenciaturas Internacionais) e também o PAEC (Programa de Alianças para a Educação e Capacitação), desenvolvido em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA)”, explica Prof. Masaharu. O PAEC é o maior programa de bolsas da América Latina e Caribe para a formação de estudantes em nível de Mestrado e Doutorado.

 

Leia mais

 

 

Livro comemorativo do Centenário é disponibilizado em versão WEB

Confira na página da Assessoria de Comunicação Social

 

 

            A Assessoria de Comunicação Social acaba de disponibilizar uma versão web do livro comemorativo “De Efoa a Unifal-MG, – Memórias de 100 anos de história”, lançado em julho deste ano, por ocasião do Centenário da Instituição.

            Organizado pelas professoras Denise Aparecida Corrêa e Cássia Carneiro Avelino, com o apoio de diversos colaboradores, a obra resgata em seis capítulos, a trajetória da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – EFOA até a transformação em Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG, passando pela biografia do fundador, Dr. João Leão de Faria, pela implantação dos cursos, pelas principais mudanças ocorridas com o processo de expansão, bem como com a criação dos campi avançados de Poços de Caldas, Varginha e da Unidade Educacional do bairro Santa Clara em Alfenas.

            Quem ainda não teve acesso, agora poderá conferir diretamente no menu da lateral direita da página da Ascom em “Memórias do Centenário”.

            Boa leitura!

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.