Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 07 de Novembro de 2014 – Ano III – Nº 101

 

Participe da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG

Avalie o impacto dos fatores internos e externos nas atividades da Universidade

 

 

            Após a conclusão da 1ª etapa de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - 2016-2020), que contemplou a revisão do PDI vigente e a nova proposta da Missão, Visão e Valores da Universidade, a comissão responsável - constituída por representantes de todos os órgãos da UNIFAL-MG, incluindo o Diretório Central dos Estudantes - inicia a 2ª etapa dos trabalhos, com o levantamento das principais questões relacionadas ao ambiente interno e externo da Instituição.

            De acordo com o presidente da comissão, Prof. Adriano Antonio Nuintin, o grupo volta a consultar a comunidade universitária por meio de um questionário, para coletar outras informações a fim de definir eixos temáticos, tais como, o Projeto Pedagógico Institucional, a infraestrutura da Universidade, as políticas de atendimento aos discentes e aspectos financeiros e orçamentários. “A metodologia de trabalho utilizada para a construção do PDI valoriza a transparência, uma vez que se baseia na opinião e informações precisas junto à comunidade”, avalia.

 

O que é preciso saber sobre o PDI?

           

            Tudo que se deseja alcançar em termos de forma de conduzir o trabalho, de estrutura para as atividades cotidianas, de objetivos a serem perseguidos, precisa estar descrito em forma de planejamento estratégico.

            Prof. Adriano explica que o Plano é criado para ser desenvolvido por um período de cinco anos, com o objetivo de identificar a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. “Cada instituição deve realizar seu planejamento de forma coletiva, fundamentando-se na realidade existente e nos aspectos dessa realidade que se deseja modificar”, afirma.

            Para elaborar o documento, a comissão conta com a expressiva participação da comunidade universitária, com o intuito de definir o que precisa ser mudado.

 

Como participar?

 

            Na nova etapa, discentes, docentes e servidores técnico-administrativos poderão avaliar o impacto dos fatores internos e externos nas atividades da UNIFAL-MG.

            A compilação das informações geradas nas etapas de participação da comunidade será levada para uma discussão conclusiva da comissão, que prepara a redação do novo PDI. O documento final será levado para apreciação do Conselho Universitário da UNIFAL-MG (Consuni).

           

Continue contribuindo para a elaboração do PDI de nossa Universidade!

 

Preencha o formulário disponível na página:

http://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/consulta-a-comunidade

 

 

Campus Poços de Caldas sediará

Encontro Mineiro de Física

Evento será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física

 

 

            O Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, sediará de 03 a 05/12, um dos maiores eventos regionais de Física do país: o Encontro Mineiro de Física (EMiF). 

            Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física, oferecido pela UNIFAL-MG em associação com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), o evento tem por finalidade integrar as atividades de pesquisa das diversas áreas da Física desenvolvidas no estado de Minas Gerais, bem como criar um ambiente propício para estabelecer vínculos profissionais entre os professores e os pesquisadores da Instituição, com destacados investigadores de outros estados.

            “Trata-se de um evento bastante importante que deve reunir cerca de 200 pesquisadores da área”, destaca Prof. Cássius Anderson Miquele de Melo, docente do Programa.

            De acordo com a Coordenação da nova edição do encontro, o EMiF corresponde à continuação dos chamados “Encontros Regionais da Sociedade Brasileira de Física (ERSBF’s)” que foram realizados no passado em diferentes universidades mineiras. Essa série de encontros teve início em 1997 na Universidade Federal de Minas Gerais e sua última edição teve lugar na Universidade Federal de Itajubá em 2012.

            “Neste encontro vamos contar com uma conferência inaugural na qual homenagearemos a Profa. Dra. Maria Carolina Nemes (in memoriam); quatro palestras de especialistas, um de cada grande área da Física; oficinas e minicursos; apresentações orais e apresentações de pôsteres pelos participantes”, salientou Prof. Hugo Bonette de Carvalho, responsável pelo Programa na UNIFAL-MG e um dos coordenadores do evento.

 

A programação do 9º Encontro Mineiro de Física, que conta com o apoio da Universidade Federal de Itajubá, está disponível na página:

http://www.espacointerciencias.com.br/emif2014/index.html

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.