Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 14 de Novembro de 2014 – Ano III – Nº 102

Grupo Cáritas participa do Projeto “Arqueologia: uma atividade muito divertida”

Ação é desenvolvida por alunos de graduação e de pós-graduação em História da UNIFAL-MG

Alunos do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Histórica Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG realizaram nesta quinta-feira, 13/11, atividades do projeto intitulado “Arqueologia: uma atividade muito divertida”, com a Associação Beneficente Cáritas de Alfenas.

O projeto, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é desenvolvido pela UNIFAL-MG, em parceria com o Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte (LAP) da Unicamp e com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A proposta é promover o diálogo entre a Arqueologia Pública e a Divulgação Científica, de modo a atingir especialmente o público infantil.

Esta semana, a ação aconteceu em sala de aula da associação localizada no bairro Pinheirinho, oportunidade em que os alunos explicaram o que é arqueologia para os estudantes e distribuíram o livro publicado pelo projeto. “É uma espécie de história em quadrinhos, organizado pela Profa. Dra. Raquel dos Santos Funari, que explica as principais características da ciência arqueológica”, comenta Prof. Cláudio Umpierre Carlan da Universidade, um dos coordenadores do projeto.

Como deve ser a Universidade Federal de Alfenas nos próximos cinco anos?

Comissão responsável pelo PDI discute propostas para o futuro da Instituição

Nesta quinta-feira, 13/11, a comissão responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - 2016-2020) se reuniu na sede da UNIFAL-MG, para analisar a avaliação da comunidade universitária sobre o impacto dos fatores internos e externos nas atividades da UNIFAL-MG, e propor novos objetivos para a Instituição.

Conduzidos pelo presidente da comissão, Prof. Adriano Antonio Nuintin, os integrantes se dividiram em grupos para elaborar propostas. “Compilamos todas as respostas dos participantes e as dividimos em temas por áreas estratégicas para facilitar o trabalho”, explicou.

As áreas trabalhadas são: Ensino, Pesquisa, Extensão, Qualidade de Vida e Gestão Universitária.

Segundo Prof. Adriano, nesta etapa serão definidos os objetivos estratégicos institucionais, para os quais estão sendo considerados comentários e sugestões apresentados pela comunidade universitária que participaram do questionário. “Em nome da comissão, agradeço a participação da comunidade, uma vez que para definirmos onde querermos chegar, o PDI precisa ser construído por muitas mãos, e com o envolvimento efetivo de alunos e servidores preocupados com o futuro da Instituição”, destacou.

Após consolidar os objetivos estratégicos, a comissão irá trabalhar as metas e os indicadores para a elaboração do novo documento. A previsão é que a redação final do PDI seja levada para apreciação do Conselho Universitário da UNIFAL-MG (Consuni), até meados de 2015.

Mais informações: http://www.unifal-mg.edu.br/planejamento/pdi

“Gestão de Pessoas nos Serviços Públicos” será tema de seminário em Varginha

Atividade encerrará disciplina do Mestrado em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG

No dia 21/11, o curso de Mestrado em Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG, oferecido pela Universidade no campus de Varginha, promoverá um seminário de encerramento da disciplina “Gestão de Pessoas em Serviços Públicos”.

De acordo com a organização, o evento tem como proposta ser um espaço de integração de conhecimentos e experiências sobre Gestão de Pessoas no setor público, visando fazer um paralelo das similaridades e diferenças com o setor privado, com o objetivo de refletir e analisar o desenvolvimento das ações de gestão de pessoas nas organizações públicas.

Interessados devem fazer a inscrição pelo CAEX, para receber certificado de participação:  https://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes.

Confira programação:

Tribit Jr. promove campanha de doação de brinquedos e cabelo na UNIFAL-MG

Na próxima terça-feira, 18/11, das 9h às 15h, no hall do prédio V, na sede

A Tribit Jr., empresa júnior do curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG, promoverá na próxima terça-feira, 18/11, uma ação social para doação de cabelo e brinquedos na sede da Universidade.

O cabelo doado será entregue para instituições que confeccionam perucas para doar para crianças com câncer.             Os brinquedos serão doados para instituições alfenenses que cuidam de crianças carentes.

A doação poderá ser feita das 9h às 15h, quando a Tribit Jr disponibilizará três cabeleireiros que irão oferecer o corte de cabelo gratuito aos interessados no hall do prédio V. Também é possível realizar o corte antes e levar o cabelo, seco e preso com elástico ou trança, ao evento. Podem ser doados todos os tipos de cabelo, mas é necessário ter, no mínimo, 10 cm de comprimento.

Os brinquedos serão recolhidos durante todo o dia e podem ser entregues diretamente a empresa júnior, também, em outros horários.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.