Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 28 de Novembro de 2014 – Ano III – Nº 104

 

UNIFAL-MG inicia coleta de papel na sede

Conheça o projeto de extensão “A Hora e a Vez do Papel”

 

            Três caixas de madeira foram disponibilizadas esta semana, no hall do prédio V, ao lado do DRGCA, na sede da Universidade, para o depósito de papel a ser reciclado.

            A iniciativa é dos participantes do projeto de extensão “A Hora e a Vez do Papel”, que tem por objetivo iniciar um sistema de coleta seletiva de papel e papelão gerados pelos diversos setores da sede da UNIFAL-MG.

            De acordo com os bolsistas, Hélio José de Lima Júnior, do curso de Ciências Biológicas, e Rodrigo Clemente, do curso de Geografia, nesta etapa inicial para a implantação do sistema de coleta seletiva não serão recolhidos resíduos domésticos. “É importante esclarecer que nem todos os papéis são recicláveis, por isso, não serão recolhidos papéis plastificados, papéis sanitários, metalizados, parafinados, carbono, vegetal e de fotografia”, explica Hélio.

            A coordenadora do projeto, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, comenta que caso a pessoa preferir, poderá entregar o material diretamente a um dos bolsistas, que ficará no local para recebê-lo em horários específicos. “Este procedimento tem como objetivo a coleta de provas ou outros documentos que a pessoa não gostaria de deixar público”, ressalta, sinalizando que as pessoas também poderão deixar este mesmo material na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis.

            Todo o papel recolhido será devidamente triado. “A proposta é tentar comercializar o material com o apoio da Facepe, que ficará responsável pelo gerenciamento dos recursos, posteriormente, destinados para o desenvolvimento e a manutenção de programas e projetos institucionais”, salitenta Profa. Fátima.

            No local da coleta, um bolsista do projeto ficará disponível para recebimento, nos seguintes dias e horários:

 

Segunda-feira: das 9h às 11h

Terça-feira: das 21h às 22h40

Quarta-feira: das 9h às 11h

Quinta-feira: das 15h às 16h45

 

 

 

Para mais informações, acesse a página do projeto no Facebook ou entre em contato pelo e-mail: ahoraeavezdopapel@yahoo.com.br.

 

 

Mudança na nomenclatura do Mestrado em Ecologia e Tecnologia Ambiental

O curso agora é Mestrado em Ciências Ambientais

 

            A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referendou a alteração da denominação do Mestrado em Ecologia e Tecnologia Ambiental, oferecido pela UNIFAL-MG. O curso agora passa a se chamar Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.  

            A mudança do nome foi solicitada pela Instituição, e acatada pela Coordenação de Avaliação e Acompanhamento da Capes, conforme o Ofício nº 132_28/2014.

            O Programa visa fomentar e consolidar pesquisas voltadas para o desenvolvimento do conhecimento na área ambiental, tanto sob o ponto de vista básico quanto aplicado, em ambos os casos, com um enfoque de longo prazo voltado para o estudo dos impactos humanos no ambiente.

 

As inscrições para ingresso no curso, encontram-se abertas. Interessados podem se inscrever até o dia 30/01/2015. As provas ocorrerão nos dias 09, 10 e 11/02/2015.

 

Acesse o Edital 040/2014

 

 

 

Servidores da UNIFAL-MG concluem curso de capacitação em Libras

Curso, ministrado pela servidora Mayra Pettersen, foi oferecido pela Progepe

 

            A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), por meio do setor de Desenvolvimento e Capacitação, ofereceu no Plano Anual de Capacitação dos Servidores da UNIFAL-MG, neste ano de 2014, o curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais, destinado a qualificar e capacitar os servidores docentes e técnico-administrativos em educação da Instituição, para o atendimento a pessoas com surdez.

            Ministrado pela servidora TAE, tradutora e intérprete de Libras, Mayra Pettersen, o curso encerrou as atividades desenvolvidas com os participantes com a elaboração de um vídeo.

 

 

Leia mais

 

 

Especialista da Universidade analisa volta da chuva na região, na EPTV

Confira a reportagem que contou com a participação do Prof. Paulo Henrique de Souza

 

            A chuva forte em algumas cidades da região esta semana foi tema de reportagem em jornal da EPTV. Uma equipe da emissora esteve na Unidade Educacional Santa Clara, para conversar com o professor do Instituto de Ciências da Natureza, Paulo Henrique de Souza, climatologista.

            Na reportagem, que foi ao ar na segunda edição do jornal de terça-feira, 25/10, o especialista explicou que a volta da chuva se deve à massa de ar que se deslocou do Oceano Atlântico e adentrou a região Amazônica, derramando umidade em nossa região.

 

Clique para assistir a reportagem na íntegra

 

 

 

Você já participou da Avaliação Institucional?

A proposta é identificar pontos positivos e aqueles que precisam ser aprimorados

 

            Estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e também comunidade externa da UNIFAL-MG participam até o dia 03/12, da Avaliação Institucional, referente ao segundo semestre de 2014. A iniciativa tem por objetivo subsidiar a atualização do planejamento acadêmico e administrativo de cada ano.

            Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a autoavaliação é um instrumento que visa identificar pontos positivos e aqueles que precisam ser aprimorados na qualidade das ações vinculadas ao ensino-aprendizagem, bem como em todas as dimensões da Instituição.

 

Para participar, acesse o link http://www.unifal-mg.edu.br/cpa/.

        

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.