Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 05 de Dezembro de 2014 – Ano III – Nº 105

Dinâmicas educativas ensinam crianças sobre a importância da higiene

Estratégia pedagógica foi utilizada por alunos do curso de Enfermagem em escola de Alfenas

No mês de novembro, acadêmicos do 4º período do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG realizaram atividades educativas com alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel José Bento, em Alfenas.

Vinculada à disciplina Estratégia Pedagógica para Educação em Saúde, a ação consistiu na apresentação dos temas “Higiene Pessoal”, “Higiene Alimentar”, “Higiene Bucal” e “Higiene Ambiental”.

A fim de envolver os alunos, os universitários adaptaram o conteúdo utilizando brincadeiras e encenações. Além disso, foram distribuídos folders para as crianças compartilharem o conhecimento com a família. “Foram preparadas dinâmicas para despertar a participação de todos, crianças e professoras”, conta a professora da disciplina, Patricia Mônica Ribeiro.

“Procuramos, neste ano, desenvolver atividades educativas com crianças do Ensino Fundamental dessa escola, com o objetivo de educar para a importância da higiene pessoal, bucal, alimentar e ambiental, buscando despertar e incentivar crianças e famílias a adotarem hábitos saudáveis”, comentou.

De acordo com a professora, a proposta da disciplina é instrumentalizar o estudante com dinâmicas pedagógicas que o permitam atuar na Educação para Saúde, tanto no serviço público, quanto no hospitalar ou privado.

Desafio da Sustentabilidade:

UNIFAL-MG está entre as 4 primeiras colocadas

Já enviou sua ideia hoje? Ajude a Universidade a vencer esse desafio!

A comunidade universitária da UNIFAL-MG está engajada na proposta do Projeto Desafio de Sustentabilidade lançado pelo MEC: “Prêmio Ideia”. Durante as primeiras semanas de campanha, a expressiva participação de alunos, professores e servidores técnico-administrativos fez com que a UNIFAL-MG se posicionasse entre as 4 primeiras universidades federais do país.

O concurso envolve instituições federais de ensino superior por meio da análise de ideias inovadoras e boas práticas sobre os temas: "Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?" e "Como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?"

A preocupação mundial voltada para a redução e melhor uso da água e de energia elétrica foi o ponto de partida do projeto, devido ao impacto que isto resulta no meio ambiente. Ao envolver as instituições federais de ensino superior, o MEC pretende abrir espaço para que a comunidade acadêmica possa contribuir, com a identificação e avaliação de ideias, que ajudem o meio ambiente e contribuam para que os recursos públicos das universidades e institutos federais de ensino sejam melhor aplicados.

O desafio premiará a instituição ganhadora com investimento de R$ 3 milhões e os participantes mais atuantes poderão receber uma premiação individual de até R$ 5 mil.

Para que nossa Universidade consiga melhor pontuação, é preciso que todos participem, selecionando UNIFAL-MG no canto inferior direito da tela na página do desafio, curtir as ideias que serão relacionadas e comentá-las. Também é possível pontuar, lançando ideias nos dois temas do desafio, pois as pontuações dos dois temas são somados.

Acesse http://premioideiaportal.mec.gov.br e participe!

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.