Dinâmicas educativas
ensinam crianças sobre a importância da higiene Estratégia
pedagógica foi utilizada por alunos do curso de Enfermagem em escola de
Alfenas No mês de novembro, acadêmicos do
4º período do curso de Enfermagem da UNIFAL-MG realizaram atividades educativas
com alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel José Bento, em
Alfenas. Vinculada à disciplina Estratégia Pedagógica para Educação em
Saúde, a ação consistiu na apresentação dos temas “Higiene Pessoal”, “Higiene Alimentar”, “Higiene Bucal” e “Higiene Ambiental”. A fim de envolver os alunos, os
universitários adaptaram o conteúdo utilizando brincadeiras e encenações.
Além disso, foram distribuídos folders para as crianças compartilharem o
conhecimento com a família. “Foram
preparadas dinâmicas para despertar a participação de todos, crianças e
professoras”, conta a professora da disciplina, Patricia Mônica Ribeiro. “Procuramos, neste ano, desenvolver atividades educativas com
crianças do Ensino Fundamental dessa escola, com o objetivo de educar para a
importância da higiene pessoal, bucal, alimentar e ambiental, buscando
despertar e incentivar crianças e famílias a adotarem hábitos saudáveis”,
comentou. De acordo com a professora, a
proposta da disciplina é instrumentalizar o estudante com dinâmicas
pedagógicas que o permitam atuar na Educação para Saúde, tanto no serviço
público, quanto no hospitalar ou privado. Desafio da
Sustentabilidade: UNIFAL-MG está entre as 4
primeiras colocadas Já
enviou sua ideia hoje? Ajude a Universidade a vencer esse desafio! A comunidade universitária da
UNIFAL-MG está engajada na proposta do Projeto Desafio de Sustentabilidade
lançado pelo MEC: “Prêmio Ideia”.
Durante as primeiras semanas de campanha, a expressiva participação de
alunos, professores e servidores técnico-administrativos fez com que a
UNIFAL-MG se posicionasse entre as 4 primeiras universidades federais do
país. O concurso envolve instituições
federais de ensino superior por meio da análise de ideias inovadoras e boas
práticas sobre os temas: "Como reduzir os gastos com o consumo de energia
elétrica nas instituições federais de ensino?" e "Como
reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de
ensino?" A preocupação mundial voltada para
a redução e melhor uso da água e de energia elétrica foi o ponto de partida
do projeto, devido ao impacto que isto resulta no meio ambiente. Ao envolver
as instituições federais de ensino superior, o MEC pretende abrir espaço para
que a comunidade acadêmica possa contribuir, com a identificação e avaliação
de ideias, que ajudem o meio ambiente e contribuam para que os recursos
públicos das universidades e institutos federais de ensino sejam melhor
aplicados. O desafio premiará a instituição ganhadora com
investimento de R$ 3 milhões e os participantes mais atuantes poderão
receber uma premiação individual de
até R$ 5 mil. Para que nossa Universidade consiga
melhor pontuação, é preciso que todos participem, selecionando UNIFAL-MG no
canto inferior direito da tela na página do desafio, curtir as ideias que
serão relacionadas e comentá-las. Também é possível pontuar, lançando ideias
nos dois temas do desafio, pois as pontuações dos dois temas são somados. Acesse http://premioideiaportal.mec.gov.br e participe!
|
Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida
pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas,
atualizada periodicamente. Jornalista Responsável: Ana Carolina
Araújo | MTB-MG 09980 Caso queira cancelar o recebimento,
envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br. |