Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 12 de Dezembro de 2014 – Ano III – Nº 106

Em reunião na Andifes, pró-reitor de Planejamento analisa o orçamento 2014

Representando o Forplad, Prof. Tomás Sant’Ana participou de reunião com o MEC em Brasília

No dia 04/12, o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’Anna, participou de uma reunião da Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com o ministro da Educação, Henrique Paim, em Brasília.

Representando o Fórum Nacional de Pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplad), do qual é coordenador, Prof. Tomás conversou sobre o repasse do orçamento de 2014.

Na ocasião, o ministro reafirmou o quadro de incerteza a respeito da liberação de mais limite, como já havia dito o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, durante reunião do Conselho Pleno da Andifes. Henrique Paim disse que a situação é difícil por não haver previsão de aumento no orçamento, mas que trabalha junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para ampliar limites e liquidar a parcela do que já foi empenhado pelas universidades federais.

De acordo com o último balanço apresentado pelo secretário Luiz Claudio, dos R$ 3,7 bilhões empenhados do orçamento de 2014 para custeio, R$ 2,9 bilhões já foram liquidados, e que existe um esforço do MEC para ampliar este valor até o final de dezembro. De capital foram empenhados R$ 1,5 bilhões e liberados R$ 760 milhões. O levantamento realizado pelo Forplad corresponde aos valores apresentados pelo MEC.

Os representantes da Andifes também conversaram sobre os problemas que as universidades enfrentam em relação à inclusão de novos cursos na 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

UNIFAL-MG realiza o primeiro concurso para fins de promoção à Classe E

Profa. Magali Benjamim de Araújo passa a ser “Professora Titular” da Universidade

No dia 05/12, a UNIFAL-MG realizou o primeiro concurso para fins de promoção à Classe E, com denominação de “Professor Titular”, que teve como participante, a Profa. Magali Benjamim de Araújo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, atual vice-reitora da Instituição.

Na oportunidade, a professora apresentou à Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), o relatório de desempenho acadêmico, descrevendo suas atividades de ensino, capacitação docente, atividades de pesquisa e produção intelectual, atividades administrativas e atividades de extensão.

A defesa pública do memorial foi apresentada de forma narrativa, trazendo a própria experiência da professora, retomada de fatos importantes e marcantes de sua trajetória, na presença de comissão especial composta pelos Professores Titulares Ana Maria Bergold da Faculdade de Farmácia da UFRGS; Érika Rosa Maria Kedor Hackmann da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP/SP e do diretor da Faculdade de Farmácia da UFMG, Gérson Antonio Pianetti, que interpelaram a participante a respeito de suas atividades desenvolvidas no âmbito universitário e de sua contribuição para com a UNIFAL-MG.

Em suas considerações, Profa. Magali comentou que ao longo de sua carreira de magistério superior se esforçou, dedicou, superou desafios e cumpriu com todas as obrigações que acredita serem inerentes a um docente de universidade pública, com plena certeza que havia desempenhado sua missão, ressaltando ainda, no quanto acredita poder contribuir mais com sua experiência.

Ao final foi lavrada e assinada ata do processo de avaliação logrando sua aprovação.

Acesse galeria de fotos

Bibliotecários participam do maior evento da área de Ciência da Informação

Instituição foi representada no Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Os bibliotecários da UNIFAL-MG marcaram presença na 18ª edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, que aconteceu no Minascentro em Belo Horizonte, de 16 a 21/11, sob a coordenação da UFMG.

O encontro é considerado o maior e mais importante evento da área da Ciência da Informação e teve como tema central “Bibliotecas Universitárias e o Acesso Público à Informação: articulando leis, tecnologias, práticas e gestão”. O seminário abordou também eixos temáticos como Gestão da Informação e Conhecimento; Leis de Acesso Público à Informação; Comunicação; Tecnologia.

Representando a UNIFAL-MG, estiveram presentes Fátima, Cecília, Marcela, Marlom e Raíssa, da Biblioteca Central de Alfenas; Patrícia do campus Varginha e Thaís do campus Poços de Caldas.

De acordo com os participantes, os bibliotecários tiveram a oportunidade de ampliar os horizontes profissionais, estar em contato com as inovações e trocar experiências com colegas da área do Brasil e exterior. A participação no evento permitiu ainda, o fortalecimento da atuação ética e afirmação de seus compromissos sociais em contextos acadêmicos cada vez mais complexos e dinâmicos.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.