Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 19 de Dezembro de 2014 – Ano III – Nº 107

 

Cursos de graduação da UNIFAL-MG alcançam excelentes notas no Enade

Enfermagem e Fisioterapia receberam conceito máximo

           

            O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira, 18/12, os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados em 2013 e dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado no ano passado.

            Segundo os indicadores de qualidade da Educação Superior, a UNIFAL-MG obteve nota 4 no IGC, e os seis cursos avaliados obtiveram conceitos de 3 a 5, com destaque para os cursos de Enfermagem e Fisioterapia, que alcançaram nota máxima na avaliação do MEC: 5 no Enade e 5 no CPC.

Confira os conceitos obtidos por cada curso avaliado:

 

            De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação, o bom desempenho é resultado de todos aqueles envolvidos nos cursos avaliados: alunos, professores e demais servidores comprometidos em cumprir a missão da Universidade de socializar o conhecimento e entregar profissionais bem formados à sociedade.

 

 

UNIFAL-MG tem projetos aprovados no Programa Primeiros Projetos da FAPEMIG

Propostas da Universidade receberão mais de R$ 200 mil para desenvolvimento

 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) divulgou na quarta-feira, 17/12, o resultado do Programa Primeiros Projetos (PPP) – Edital 17/2013, no qual a UNIFAL-MG foi contemplada com a aprovação de 09 projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

De acordo com a FAPEMIG, este programa visa apoiar a fixação de jovens pesquisadores em Minas Gerais, através do financiamento de seus projetos de pesquisa, e nucleação de novos grupos, em qualquer área do conhecimento.

Os pesquisadores da Universidade selecionados receberão custeio no valor total de R$ 217.691,38 para aquisição de equipamentos e material permanente; material de consumo; software; passagens e diárias; bolsas nas modalidades de Iniciação Científica e Tecnológica – BIC e de Apoio Técnico à Pesquisa – BAT; Tecnológica – BIC e de Apoio Técnico à Pesquisa – BAT; manutenção de equipamentos; despesas acessórias de importação e operacionais.

 

Conheça as propostas aprovadas da UNIFAL-MG

 

 

Comunicado da Progepe sobre acesso ao novo Portal de Serviços do Servidor

Saiba como será o acesso do servidor

 

 

            A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) informa que a partir do dia 07/01/2015, os usuários que utilizam o Siapenet/Servidor serão redirecionados para o Portal de Serviços do Servidor do SIGEPE. O novo portal disponibiliza as mesmas funcionalidades oferecidas no antigo sistema e o acesso pode ser efetuado pelo link: https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br/.

            Com a implantação do Portal de Serviços do Servidor (SIGEPE), o módulo Servidor do Siapenet será descontinuado a partir do dia 07/01/2015.

            O acesso ao Portal de Serviços do Servidor é realizado da seguinte maneira:

 

ü  o servidor deve utilizar seu CPF e senha, e não mais sua identificação única e usuário. A senha será a mesma;

ü  não será preciso trocar. Caso o servidor tenha esquecido sua senha, ou nunca tenha realizado acesso ao Siapenet ou ao Portal de Serviços do Servidor, deve utilizar a opção "Preciso de Ajuda", na página de aceso ao SIGEPE;

ü  tanto para cadastrar nova senha como para a realizar o primeiro acesso, serão requeridos pelo sistema os seguintes dados cadastrais do usuário: CPF, data de nascimento, RG (número e UF) e primeiro nome da mãe. Esses dados devem ser informados exatamente conforme estão registrados no cadastro do servidor no SIAPE.

            A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas encontra-se à disposição para os esclarecimentos necessários.

 

Servidores participam de curso sobre mapeamento de processos na UNIFAL-MG

Iniciativa propõe melhorar a gestão funcional e o desempenho dos serviços prestados

 

 

            Cerca de 30 servidores da Instituição participaram de um curso sobre “Gestão de Processos: mapeamento e modelagem de processos”, realizado na UNIFAL-MG, entre os dias 15 e 17/12.

            Promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (CDI), o curso objetivou capacitar os participantes para identificar e entender os processos existentes na Universidade, a fim de melhorar a gestão funcional, aumentar o desempenho das atividades e, consequentemente, garantir melhorias nos serviços prestados às comunidades interna e externa. 

            O curso foi ministrado pelo consultor Prof. Jones Madruga de Souza, especialista em Engenharia de Software e Ciência da Computação, e teve como proposta também, atender a uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), voltada para a organização do fluxo dos processos com vistas a fazer com que as atividades internas sejam mais produtivas.

            “O mapeamento de processos é uma das ferramentas que, sem dúvida alguma, facilitam a gestão”, ressaltou o pró-reitor Prof. Tomás Dias Sant’Anna, durante a abertura, destacando que a implantação de um novo sistema impacta diretamente em uma mudança cultural. “Acho que a principal provocação nesse momento é exatamente a gente poder repensar: ‘Ah isso é feito assim, mas espera aí, pode ser feito de uma forma melhor, mais organizada e mais rápida, no sentido de evitar o retrabalho’”, assinalou.

 

 

 

Saiba mais

  

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.