Solicitação de matrícula em disciplinas optativas passará a ser feita pelo Sistema Acadêmico

As optativas poderão ser solicitadas na mesma interface da Renovação de Matrículas

A partir do semestre 2014/1, a matrícula em disciplinas optativas pelos discentes também passa a ser feita pelo Sistema Acadêmico. Tais disciplinas (que no antigo Regulamento Geral de Cursos eram chamadas Optativas Livres) são definidas no atual Regulamento da UNIFAL-MG como “Blocos de conteúdos/atividades organizados por áreas, de cumprimento opcional, cuja execução tem como finalidade complementar a formação do discente.”

Até o semestre passado, a solicitação específica desta matrícula era feita em um sistema paralelo, uma vez que parte dos alunos ainda estava no antigo sistema acadêmico da Instituição, que não é integrado ao atual Sistema Acadêmico. “O fato de a matrícula ser feita em um sistema isolado gerava problemas, como alunos fazendo solicitações em duplicidade, com choque de horário, além de um grande esforço por parte da PROGRAD, DRGCA e professores para lançamento posterior dos dados no Sistema Acadêmico”, explica o analista de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG, Marcelo Penha Fernandes.

Segundo Marcelo, com a integração, o período de solicitação de disciplinas optativas pelos alunos passa a ser junto à Renovação de Matrículas, de acordo com o Calendário Acadêmico da Universidade. Neste semestre, a renovação de matrículas pelos discentes será nas seguintes datas:

- 1ª fase: 06 a 09 de Março
- 2ª fase: 11 a 13 de Março
- 3ª fase: 15 e 16 de Março

Benefícios da integração do sistema

O analista observa que o processo de solicitação de matrícula optativa será mais fácil para o aluno, já que a interface utilizada é a mesma para a renovação de matrículas. “No momento da solicitação os discentes já serão alertados para que corrijam seu plano de estudos, em caso de disciplinas com choque de horário ou disciplinas cujos pré-requisitos não tenham sido cumpridos”, ressalta.

Além de eliminar uma grande carga de trabalho manual do DRGCA e PROGRAD, o docente também será beneficiado, já que não precisará mais fazer a aprovação manual da matrícula dos alunos. O sistema integrado permite que os alunos sejam pré-selecionados de acordo com o público-alvo estabelecido e os pré-requisitos da disciplina, e caso o número de solicitações ultrapasse o número de vagas, a classificação será feita de maneira automática pelo sistema conforme os critérios estabelecidos e aprovados pela PROGRAD.

(Saiba mais em http://www.unifal-mg.edu.br/renovacaomatriculasgraduacao/criterios-desempate).

Os docentes que quiserem ofertar disciplinas optativas devem acessar o sistema entre 22/01 e 07/02 para efetuar a solicitação, indicando a disciplina, número de vagas, público-alvo, entre outros dados. O cronograma completo e o tutorial para solicitação pelos professores pode ser acessado em http://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/optativas.

Os alunos que quiserem saber como será feita a matrícula em optativas podem acessar o tutorial em http://www.unifal-mg.edu.br/renovacaomatriculasgraduacao.

Informações: Ana Carolina Araújo - jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG
Colaboração: Marcelo Penha Fernandes - analista de Tecnologia de Informação da UNIFAL-MG
Tags: