Discentes recebem profissional do SAMU para aula sobre urgência e emergência

Atividade integrou a disciplina de “Políticas e Práticas em Saúde Coletiva”

Nesta quarta-feira, 07/10, os docentes da disciplina Políticas e Práticas em Saúde Coletiva promoveram uma aula sobre "Rede de Atenção a Urgência e Emergência",  para os discentes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição da UNIFAL-MG. O tema  foi ministrado pelo supervisor administrativo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul)/ Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Jovane Constantini.

“Esta aula teve como objetivo contextualizar a realidade das Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), um dos conteúdos da disciplina”, explicou a professora Simone Albino, da Escola de Enfermagem.

O Cissul tem a responsabilidade de gerenciar a rede composta por 153 municípios e 27 hospitais credenciados. Para gerir o maior SAMU do Brasil, o Cissul recebe repasses dos Governos Federal, Estadual e Municipal.

O maior objetivo do Cissul é regionalizar o atendimento, viabilizando o locomoção do paciente ao hospital mais próximo com atendimento adequado.

“Os cursos envolvidos na realização dessa aula, agradecem ao convidado Jovane, pela disponibilidade e, principalmente, pela competência em abordar o assunto”, destacou Profa. Simone.

Informações e fotos: Simone Albino da Silva, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG