TAE da UNIFAL-MG conclui doutorado em Química pela Universidade

O novo doutor é o servidor Adriano Francisco Barbosa do campus Poços de Caldas

O servidor técnico-administrativo do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG, o químico Adriano Francisco Barbosa, concluiu o seu doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade, na área de concentração em “Química Analítica”.

Sob a orientação do professor Pedro Orival Lucas, do Instituto de Química, e coorientação do professor Eduardo Costa de Figueiredo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Adriano defendeu a tese “Síntese e aplicação de nanotubos de carbono de acesso restrito para extração/pré-concentração de cádmio diretamente de amostras de soro humano seguido de análise por espectrometria de absorção atômica”.

O estudo propôs um novo adsorvente capaz de extrair íons metálicos diretamente de fluídos biológicos, excluindo simultaneamente, as proteínas das amostras. O adsorvente foi obtido pela modificação de nanotubos de carbono (CNTs) com uma camada externa de albumina de soro bovino (BSA), resultando nos nanotubos de carbono de acesso restrito (RACNTs).

Vale ressaltar que a tese de Adriano é um dos resultados do primeiro depósito internacional de pedido de Patente da tecnologia gerada pela Universidade.

A tese foi defendida em março de 2015.