Técnico de laboratório da UNIFAL-MG conclui doutorado pela Universidade

Graduado na Instituição, Gustavo Silveira avança em sua qualificação acadêmica

Gustavo Silveira, servidor técnico de laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, é mais um TAE da Instituição a concluir doutorado pela Universidade, no Programa de Pós-Graduação em Química - área de concentração em “Físico-Química”.

O servidor é egresso do curso de graduação em Química, tendo ingressado ainda na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA) no ano de 2004 e concluído também o mestrado já pela UNIFAL-MG em 2010, ano em que integrou o corpo de servidores da Instituição. “O PROQUALITAE surgido em 2014 foi um grande incentivo para a continuação dos meus estudos, pois permitiu a conciliação entre trabalho e estudo nesses últimos quatro anos”, comenta.

“Desenvolvimento de células a combustível microbianas: aplicação didática, novo biocatalisador e novo modelo de arquitetura” foi o tema da tese do químico, que contou com a orientação do professor José Maurício Schneedorf Ferreira da Silva e com a coorientação do professor Masaharu Ikegaki.

Segundo o pesquisador, a ideia foi desenvolver um estudo a partir dos princípios da Química Verde usando materiais e reagentes de fácil aquisição no comércio local. “Nós unimos a Eletroquímica (tema do meu mestrado) com a tecnologia de fermentação (desenvolvida no meu laboratório de trabalho), em um dispositivo chamado ‘célula a combustível microbiana’ ou simplesmente ‘biocélula a combustível’, a fim de gerar energia elétrica a partir do metabolismo microbiano”, explica Gustavo.

Para desenvolver o trabalho, o acadêmico utilizou materiais de baixo custo, micro-organismos seguros (fermento de padaria e microbiota de kefir) e reagentes não tóxicos em todos os experimentos. “No início (em 2014) parecia algo incerto, mas para nossa alegria conseguimos bons resultados”, comemora.

Uma das confirmações de que estava no caminho certo foi a publicação do estudo com a primeira biocélula a combustível no periódico Green Chemistry Letters and Reviews. Os resultados do estudo de Gustavo também foram adaptados para aplicação em aulas práticas da disciplina de Bioquímica, o que rendeu a ele e seus orientadores, o 2º lugar no Prêmio Nacional de Ensino de Bioquímica Professor Bayardo Baptista Torres (categoria Práticas de Ensino), promovido pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular - SBBq - e pela Revista de Ensino de Bioquímica.

“Na segunda biocélula a combustível que construímos, mostramos que as cepas da microbiota de kefir (um probiótico) podem produzir eletricidade quando cultivadas em tais dispositivos”, conta. Esses resultados foram publicados no periódico Applied Biochemistry and Biotechnology. Conforme o pesquisador, um novo modelo de arquitetura de biocélulas a combustível foi proposto, o qual foi muito bem aceito pela banca e cujos resultados estão sendo organizados para uma nova submissão e possível publicação.

No dia 17/04, o mais novo doutor da UNIFAL-MG esteve na Reitoria, para receber o tão almejado certificado das mãos do reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira. Gustavo recebeu os cumprimentos também da diretora do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico, Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira, ocasião em que posou para uma foto ao lado dela e da esposa Marília Martins Silveira, que também é servidora da Universidade.

Ao comentar a conquista do doutorado, Gustavo ressalta: “A conclusão do doutorado é para mim, além de um importante passo na carreira como servidor público, o feliz resultado por todo apoio e incentivo que recebi de todas as pessoas com quem tive a graça de conviver aqui na Instituição desde a época de minha graduação, seja como estudante ou como servidor. A todos o meu agradecimento”, encerra.

Premiação durante a sessão de encerramento do Congresso da SBBq em 2017: Prof. Bayardo Baptista Torres, Gustavo Silveira e o filho João Pedro (FOTO: arquivo pessoal)

Confira as publicações geradas a partir do estudo: