Trabalho de mestranda em Educação da UNIFAL-MG é premiado em congresso

"Currículo na Educação Médica: que identidade queremos construir?" é o tema do estudo

O trabalho "Currículo na Educação Médica: que identidade queremos construir?" de autoria de Jaqueline Santos Barboza, discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIFAL-MG, desenvolvido sob orientação da professora Helena Maria dos Santos Felício, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), foi contemplado com Menção Honrosa na modalidade Pôster, durante o 55º Congresso Brasileiro de Educação Médica - Cobem, realizado em Porto Alegre-RS, entre 12 e 15/10.

As políticas governamentais e institucionais para saúde e para educação com impacto na saúde, bem como aspectos ligados ao desenho curricular, diretrizes e demais elementos do currículo formal e informal, visível e oculto das escolas médicas foram algumas temáticas debatidas durante o evento.

A premiação do estudo da acadêmica foi concedida a apenas cinco dentre os mais de 1.700 trabalhos apresentados e avaliados durante o congresso, o que reforça a representatidade do estudo de Jaqueline para a área médica no país, visto que o evento buscou enfatizar três aspectos muito importantes para a formação médica: a Educação, a Política e a Atenção à Saúde. "A Educação é o alicerce de toda e qualquer ação dentro de uma escola de Medicina. Os professores devem buscar conhecer os processos de ensino-aprendizagem para que orientem os estudantes no acesso ao conhecimento e à autonomia para tornarem-se profissionais competentes. A Política, que orienta os rumos para a formação profissional, deve sim, ser discutida e praticada dentro dos ditames da ética e do respeito às divergências próprias da democracia. E, finalmente, a Atenção à Saúde, objeto final da formação médica, que deve ser pensada, antes de tudo para o cuidado das pessoas que buscam conforto e serenidade", justifica a organização do congresso a respeito do tema proposto para esta edição: "Formação Médica: Educação, Política e Atenção à Saúde".

Com informações e fotos: arquivo da mestranda Jaqueline Santos Barboza, discente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE)

Colaboração: Helena Maria dos Santos Felício, coordenadora do Programa de Mestrado em Educação da UNIFAL-MG