Trabalho sobre Planejamento da Operação Energética é premiado em evento mundial

Conheça o projeto da Profa. Thais Gama que recebeu "Certificado de Mérito" na Califórnia

A UNIFAL-MG ganhou destaque durante o Congresso Mundial de Engenharia e Ciência da Computação, que ocorreu na Universidade da Califórnia, Berkeley, de 19 a 21/10/2016. Na oportunidade, foi premiado o trabalho intitulado "Programação Dinâmica aplicada no Planejamento da Operação Energética de Médio Prazo" de autoria da professora Thais Gama de Siqueira, docente do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade, campus Poços de Caldas.

O congresso é composto por 15 conferências com participantes de mais de 30 países. A professora Thais submeteu seu trabalho à Conferência Internacional de Modelagem, Simulação e Controle, a qual concedeu "Certificado de Mérito" à proposta apresentada pela pesquisadora.

Conforme explica a professora, o trabalho envolve o Planejamento da Operação Energética (POE), que tem por objetivo determinar metas de geração para cada estágio (mês) do período de planejamento (anos) minimizando o custo total de operação, atendendo a demanda e respeitando as restrições operativas das usinas, tais como limites de armazenamento dos reservatórios e de vazão turbinada nas usinas hidrelétricas e limites de geração das usinas termelétricas."O trabalho premiado apresentou uma análise comparativa entre os resultados da abordagem de programação dinâmica utilizando modelos determinísticos e estocásticos para as vazões afluentes no POE", conta, acrescentando: "Foram modeladas as vazões afluentes aos reservatórios, em seguida, foram realizados estudos de otimização e simulação dos resultados para usinas hidrelétricas localizadas em diferentes regiões do Brasil."

Profa. Thais esclarece que a Programação Dinâmica Estocástica (PDE) é uma ferramenta muito utilizada na resolução do POE, uma vez que consegue representar as não linearidades da função de produção das hidrelétricas e a natureza estocástica das vazões afluentes futuras.

Comentando o significado do prêmio, a professora, que atualmente realiza estudos de pós-doutorado na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, diz: "O significado do prêmio para mim é o reconhecimento de um trabalho que desenvolvo há alguns anos  e mais motivação pra continuar desenvolvendo minha pesquisa e contribuir com a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG."  A pesquisadora também falou da oportunidade proporcionada pela participação no evento, que possibilitou apresentar a Universidade internacionalmente e discutir problemas da sua área de pesquisa. "A minha satisfação é muito grande, pois além de ter o trabalho aceito e premiado no congresso, levei o nome da minha Instituição de trabalho a um evento mundial e mostrei um pouco de um problema atual e muito importante que é o Planejamento da Operação Energética no nosso país, que ainda pode ser muito explorado e, creio, que eu ainda posso agregar mais contribuições nessa área de pesquisa", concluiu.

Com informações e foto: Thais Gama de Siqueira, professora do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas