Trabalhos técnicos em TI da UNIFAL-MG ganham visibilidade em evento nacional

Versão para impressãoEnviar por email
Artigos apresentados se destacaram em encontro promovido pelas IFES e RNP

O Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da UNIFAL-MG marcou presença em evento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) juntamente com o Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC), entre os dias 01 e 04/09: “VIII Workshop de TIC das IFES” e “III Fórum RNP”.

Representando a Universidade, participaram os servidores técnico-administrativos, Beatriz Garcia de Araujo Ferreira, Cléber Moterani Tavares, Marcelo Penha Rodrigues e Paulo César de Andrade.

Na oportunidade, trabalhos técnicos desenvolvidos pelo NTI foram selecionados e suas apresentações contribuíram para fomentar debates e troca de experiências entre as instituições de ensino.

Agregando conhecimentos em gestão

De acordo com Beatriz, na edição deste ano foram apresentados temas como governança e liderança, computação em nuvem, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, redes e novas tecnologias, entre outros assuntos direcionados aos profissionais da Tecnologia da Informação e Comunicação e também a gestores. “O evento foi dividido em várias atividades que envolveram relatos de experiências bem sucedidas pelas IFES, minicursos, palestras, reuniões técnicas e mesas-redondas nas diversas especificidades”, explicou.

Para a servidora, as experiências compartilhadas durante o evento foram importantes para a atualização dos conhecimentos dos gestores da área. “Tais atividades agregam conhecimentos aos gestores de TI em assuntos atuais e de grande relevância para Universidade, entre os quais podemos citar, Computação em Nuvem, Gestão de Identidade, Implantação do protocolo IPv6 e Segurança da Informação”, ressaltou.

O evento tem também como objetivo fomentar a reflexão em torno do que a RNP oferece às instituições, em conjunto com sua comunidade de usuários, subsidiando a evolução contínua dos seus serviços.

Trabalhos apresentados

Os trabalhos desenvolvidos pelos analistas do NTI ganharam visibilidade ao serem selecionados para apresentação no evento. Marcelo e Cléber apresentaram, respectivamente, os artigos “Evolução do Processo de Renovação de Matrículas dos cursos de Graduação da UNIFAL-MG” e “Taksilo: uma ferramenta para coleta e processamento dos dados da Autoavaliação Institucional da UNIFAL-MG”.

A primeira apresentação consistiu em contextualizar os desafios encontrados no processo de renovação de matrículas da UNIFAL-MG e expor o atual processo de renovação e como ocorreu a sua evolução ao longo do tempo, detalhando suas etapas, setores envolvidos e critérios de seleção. “Uma vez que a renovação de matrículas é uma questão comum a todas as Instituições Federais de Ensino Superior, o foco foi apresentar a evolução e o amadurecimento do processo de renovação de matrículas a cada semestre e como o conhecimento adquirido foi sendo agregado a este processo”, comentou.

Segundo Marcelo, o modelo apresentado pode servir como referência a instituições que ainda não possuem um processo estabelecido. Ao final da apresentação ocorreu participação do público presente no espaço para perguntas. “O trabalho apresentado gerou uma produtiva discussão e troca de experiências sobre as diferentes formas de se conduzir a renovação e dos diferentes critérios para priorização de matrículas de alunos de acordo com a realidade de cada instituição”, relatou.

Cléber falou sobre a ferramenta utilizada pela Universidade para a coleta e o processamento dos dados da Autoavaliação Institucional, mostrando um pouco do sistema que a Comissão Própria de Avaliação (CPA) utiliza para realizar a avaliação institucional e que foi integralmente desenvolvido pelo NTI. “Na apresentação foram destacadas a importância do suporte da área de Tecnologia da Informação no processo de avaliação e as principais características do nosso software, tais como a possibilidade de gerenciar vários instrumentos de avaliação, agrupar avaliadores por perfil, acompanhar a taxa de participação em tempo real e obter relatórios customizados imediatamente após o fim do processo de avaliação”, conta.

 O analista de TI também explica que foram apresentados os resultados alcançados com as últimas avaliações realizadas, os benefícios conseguidos com a utilização da ferramenta, tanto para a CPA quanto para a Universidade e comunidade acadêmica, e perspectivas de evolução do sistema. “A apresentação fomentou discussões sobre um problema ainda enfrentado pela maioria das Instituições, que diz respeito à taxa de participação dos alunos no processo de avaliação e sobre a possibilidade de utilizar ferramentas de mineração de dados sobre os itens avaliados, com o objetivo de extrair padrões de comportamento dos avaliadores ao longo dos anos em que a avaliação institucional é realizada”, finalizou.

 

Para mais informações sobre os trabalhos técnicos apresentados, acesse a página http://www.unifal-mg.edu.br/nti/publicacoes

 

Fotos: Organização do Fórum RNP e arquivo pessoal dos participantes