Tribit Jr. arrecada 63 mechas de cabelos para doação a crianças com câncer

Confira como foi a ação social promovida pela empresa júnior na UNIFAL-MG

Uma ação social promovida pela empresa júnior do curso de Ciência da Computação – Tribit Jr., envolveu a comunidade universitária no dia 18/11, na doação de cabelos e brinquedos na sede da UNIFAL-MG.

A iniciativa do evento beneficente foi inspirada em uma campanha semelhante, que ocorreu em agosto na USP São Carlos, promovido pela Secretaria Acadêmica de Engenharia Mecatrônica. “A diferença foi que nós decidimos acrescentar a doação de brinquedos”, explica a acadêmica Daniele de Almeida Dias, de quem partiu a proposta.

De acordo com Daniele, para que a ideia fosse aprovada, a equipe do Tribit Jr. precisou realizar uma pesquisa na sede para identificar o nível de aceitação da comunidade. “Saímos pela sede perguntando se as pessoas doariam o cabelo para a confecção de perucas, para serem entregues às crianças vítimas de câncer, e a aceitação foi de aproximadamente 70%”, conta.

A divulgação foi feita, sobretudo, pelo Facebook, e segundo Daniele, a equipe pensou na arrecadação de brinquedos para abrir a possibilidade de participação de pessoas que não poderiam doar a quantidade mínima de cabelo (10 cm), já que muitas delas manifestaram essa dificuldade pela rede social.

Foram arrecadas 63 mechas de cabelo, entre aquelas doadas na data, quando duas cabeleireiras voluntárias estiveram na Instituição e também as que foram cortadas e doadas, posteriormente.  “A procura foi tão grande que tivemos encerrar a fila antes do horário previsto, pois havia muita gente esperando para fazer a doação e, como acabamos ficando com apenas uma cabeleireira no período da tarde, não daria tempo de cortar o cabelo de todos os interessados”, comenta a integrante do Tribit Jr.

A doação das mechas foi realizada para Associação Vida Viva de Alfenas. “Recomendamos àqueles que não puderam doar, mas tiverem vontade, que cortem em qualquer cabeleireiro e doem para o Vida Viva. Lembrando que é necessário mais de 10 cm de comprimento e o cabelo tem que estar seco e preso por um elástico em um rabo ou trançado. Qualquer tipo de cabelo pode ser doado, mesmo os com química”, orientou.

Os brinquedos serão doados no Natal para as crianças do CEMEI Zita Engel Ayer "CATAVENTO", localizada na Vila Esperança de Alfenas. “A quantidade que vamos doar não é o suficiente para o número de crianças do centro educacional, por isso fica o convite àqueles que quiserem fazer essa boa ação, procurarem o local”.

A equipe do Tribit Jr. manifestou satisfação com o resultado do evento e já anuncia que pretende repeti-lo no ano que vem. “Foi muito gratificante ver a alegria e a ajuda de todos aqueles que estiveram presentes no dia ou que ficaram na torcida para que ocorresse tudo bem”, afirmou Daniele, acrescentando: “Agradecemos às cabeleireiras que se disponibilizaram a estar com a gente de modo voluntário e a todos que participaram direta ou indiretamente”.

Quem não participou da ação e quiser doar cabelo para o Vida Viva de Alfenas, pode entrar em contato pelo telefone 3292-5088 ou procurar a associação à Rua João Paulino Damasceno, 1193.

Informações e fotos: Daniele de Almeida Dias, integrante do Tribit Jr. e idealizadora da campanha na UNIFAL-MG

Galeria