Em comemoração ao Dia do Idoso, Unati valoriza a terceira idade na Instituição

Participantes do programa de extensão celebram a data com mensagens alusivas

Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), programa de extensão da UNIFAL-MG, comemorou nesta quinta-feira, 01/10, o "Dia do Idoso" com o tema: "A Beleza do Ser, do Fazer, do Conviver!"

Segundo informações do coordenador do programa, Marcelo Pacheco, para celebrar a data e promover a integração entre os participantes, foi disponibilizada uma árvore no prédio L, para que alunos e professores pudessem deixar bilhetes com mensagens alusivas ao Dia do Idoso.

"Até o ano de 2006, o Dia do Idoso era comemorado no dia 27 de setembro. Com a criação do Estatuto do Idoso, a data foi transferida para 1º de outubro. A comemoração tem por objetivo valorizar as questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade e aposentadoria", ressalta Marcelo, destacando que o Brasil vivencia um processo de envelhecimento populacional à semelhança dos países desenvolvidos. "O aumento rápido da população idosa nem sempre é acompanhado de espaços destinados ao lazer e aprendizado destas pessoas", acrescenta.

O programa Unati da UNIFAL-MG foi criado em 1999, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas da terceira idade, oferecendo orientação e serviços de saúde específicos, cursos de capacitação e oportunidade de entretenimento. "Além da alfabetização, os alunos têm a oportunidade de participar de coral, aprender artesanato, bordados, capoeira, dança, escultura em argila, espanhol, informática, italiano, entre outras atividades que são ministradas por voluntários da Instituição e da comunidade externa", explica o coordenador do programa.

A Unati é destinada a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.

Mais informações: http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/unati

Informações: Marcelo Pacheco, coordenador do programa Unati da UNIFAL-MG