UNIFAL-MG integra sistema mundial de rankeamento em ações de sustentabilidade

Mais de 600 universidades fazem parte da rede GreenMetrics
Professor Thales Tréz assina a participação da UNIFAL na rede GreenMetrics, ao lado do Dr. Suwartha e Dr.Junaidi, ambos da Universidade da Indonésia, instituição gestora do GreenMetrics

Nos dias 7 e 8 de junho, foi realizado o 2º National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil 2018, no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP). No evento, a UNIFAL-MG, representada pelo Prof. Thales Tréz, do Instituto de Ciência e Tecnologia e membro da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade - CPMAS, tornou-se parte da rede GreenMetrics.

Além de uma rede, a GrenMetrics é um sistema de rankeamento de universidades, criada pela Universidade da Indonésia em 2010, que procura medir os esforços das instituições em tornar seus campi mais sustentáveis. O objetivo principal é criar uma pesquisa on-line de políticas e programas de sustentabilidade de universidades em todo o mundo. Em seu primeiro ano, 95 universidades de 35 países participavam do ranking. Em 2016 este número aumentou para 516 e em 2017 para 619. No Brasil, são 17 universidades participantes, sendo a USP a melhor colocada em ações de sustentabilidade, seguida pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Segundo o Prof. Thales, “é importante que acompanhemos com mais objetividade as ações voltadas para a sustentabilidade desenvolvidas pela UNIFAL-MG, a fim de que possamos compreender os pontos em que devemos avançar”. O sistema GreenMetrics avalia as ações de sustentabilidade baseando-se em grandes temas, como a gestão de resíduos, água, energia, infraestrutura, transporte e educação ambiental.

Além de divulgar o sistema de rankeamento, o objetivo do workshop também foi estimular a formação de uma rede brasileira de universidades comprometidas com ações de sustentabilidade. Na ocasião, foram apresentados cerca de 20 trabalhos realizados por diferentes universidades brasileiras, promovendo a troca de ideias e de conhecimentos de práticas sustentáveis.

Para mais informações, acesse: http://greenmetric.ui.ac.id/
Sobre o evento na USP: https://sites.google.com/usp.br/greenmetric2018

Informações: Ronaldo Luiz Mincato, professor do Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG