UNIFAL-MG oferece 405 bolsas para estudantes das licenciaturas

São 216 bolsas de Residência Pedagógica e 189 bolsas para o PIBID. Confira os editais!

A Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG publicou na segunda-feira (18/06) quatro editais para seleção de até 540 estudantes dos cursos de graduação em licenciaturas e 54 professores ou professoras de escolas das redes municipal e estadual que aderiram ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e ao Programa de Residência Pedagógica.

O PIBID é promovido pela Fundação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC) e visa fomentar a iniciação à docência de estudantes das Instituições de Educação Superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública, desde a 1ª metade do curso. (Saiba mais: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid)

Já o Programa de Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e visa qualificar o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da 2ª metade de seu curso. (Acesse: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica)

A UNIFAL-MG participou dos editais Capes nº 6/2018 e 7/2018 e habilitou-se a ofertar 405 bolsas para estudantes. São 189 bolsas no PIBID e mais 216 bolsas no Programa Residência Pedagógica. Além disso, estão sendo ofertadas 54 bolsas para professores das rede pública de ensino, sendo 27 vagas para preceptor no programa residência pedagógica e outras 27 vagas para supervisão de iniciação à docência. Os interessados devem acessar os editais disponíveis no link: www.unifal-mg.edu.br/graduacao/edital.

O pró-reitor de Graduação, Prof. Francisco Xarão, explica que a inscrição e seleção não implica necessariamente a concessão da bolsa. Primeiro todos os estudantes e professores que desejam participar do programa com ou sem bolsa precisam cadastrar e manter atualizado o currículo na Plataforma Freire. Segundo, este cadastro será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas e aprovação do projeto institucional da UNIFAL-MG. Apenas após essa fase é que as bolsas serão concedidas pela CAPES/MEC.

A previsão inicial para início dos dois programas é agosto de 2018.

A coordenadora institucional do PIBID na UNIFAL-MG, Profa. Marta Rovai, enfatiza "o objetivo do programa em elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica" e solicita que os estudantes se cadastrem não só para disputar as bolsas disponíveis mas também para conhecer melhor como funciona a iniciação à docência na Instituição. O coordenador institucional do Programa de Residência Pedagógica, Prof. Frederico Toti, ainda esclarece que se trata de um programa novo "com grande potencial de melhorar a interação entre a instituição formadora e as redes municipal e estadual".

De acordo com os dados da CAPES, somente na UNIFAL-MG serão investidos um total de R$ 4.167.180,00.

Informações: Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG