UNIFAL-MG participa do 4º Encontro Internacional de Reitores na Espanha

Evento reuniu mais de 600 reitores e representantes de universidades de 26 países

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, participou do IV Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado na Universidade de Salamanca, na Espanha. O encontro uniu reitores de diferentes países, propiciando um espaço de compartilhamento de experiências.

De acordo com o Prof. Sandro, a presença da Universidade no evento foi de grande importância para às ações de internacionalização da Instituição. "Pude estabelecer contato com reitores e reitoras de diferentes países, além de dirigentes de outras instituições ligadas à educação. A presidenta do Santander, Ana Botín, anunciou que o banco vai oferecer 200 mil bolsas de estudos, indicando que a organização pretende se tornar um mecenas contemporâneo para o ensino, o que é muito bom para todos", contou.

O evento ocorreu nos dias 21 e 22/05 e reuniu mais de 600 reitores e representantes de universidades de 26 países. As edições anteriores aconteceram no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2014; no México, em Guadalajara, em 2010; e em Sevilha, na Espanha, em 2005.

Com o slogan “Universidade, Sociedade e Futuro”, o encontro foi uma oportunidade para os reitores e representantes internacionais tratarem sobre temas relacionados à educação nos eixos:

• Formar e aprender em um mundo digital
  • Pesquisar na Universidade: um paradigma a ser revisado?
  • Contribuição para o desenvolvimento social e territorial

Além do reitor da UNIFAL-MG, as universidades brasileiras foram representadas pelo presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Emmanuel Tourinho (UFPA), e pelos reitores Reinaldo Centoducatte (UFES), Rui Oppermann (UFRGS), Maria José (UFRPE), Anísio Brasileiro (UFPE), Ricardo Fonseca (UFPR), Ângela Paiva (UFRN), Jefferson Fernandes (UFRR), Margareth Diniz (UFPB), Marcel Botelho (UFRA), Wanda Hoffmann (UFScar), Paulo Burmann (UFSM), Cleuza Sobral (FURG), Márcia Abrahão (UnB), Soraya Smaili (Unifesp), Luiz Pedro Jutuca (Unirio), Marco Hansen (Unipampa), Ricardo Berbara (UFRRJ), Lucia Pellanda (UFCSPA) e pelo diretor-geral do CEFET/RJ Carlos Henrique Figueiredo Alves.

Confira o site oficial do evento: br.universiasalamanca2018.com

Com informações e fotos: Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG